A origem do nome da estatueta não é clara, mas conta a lenda que a encarregada da livraria da Academia e sua eventual diretora-executiva Margaret Herrick a achava muito parecida com seu tio Oscar. A partir daí, seu pessoal começou a chamar a estatueta de Oscar.
Um jornalista especializado em Hollywood, Sidney Skolsky, usou o nome numa coluna em 1934 ao comentar o prêmio de melhor atriz recebido por Katharine Hepburn. A Academia só passou a usar o "apelido" oficialmente depois de 1939.

Maiores vencedores do Oscar
Os filmes que ganharam 11 oscars foram:
BEN HUR (1959)

TITANIC (1997)

O SENHOR DOS ANEIS - O RETORNO DO REI (2003)

Maior bilheteria de todos os tempos
1 - AVATAR (dir: James Cameron - 2009)
Bilheteria: U$ 2.782.275.172
Mais de uma década após revolucionar os cinemas e emocionar o mundo todo, James Cameron conseguiu encantar os cinéfilos mais uma fez. Com a produção mais cara já realizada (US$ 500 milhões) e o desenvolvimento de novas tecnologias, o diretor conseguiu nos levar a um mundo nunca antes imaginado: Pandora. Visualmente belo, Avatar nos mostra os adoráveis e azuis Na'vis, uma raça que tem lingua própria e uma cultura bastante diferente. Um espetáculo! Cameron decidiu começar o projeto após ver a perfeição atingida pelo personagem digital Gollum, em 'O Senhor dos Anéis'. Mais uma vez, ele revolucionou o cinema e criou uma nova geração de filmes.
2 - TITANIC (dir: James Cameron - 1997)
Bilheteria: U$ 1,842,900,000
Cada centavo que esse filme faturou foi merecido. A reconstituição de época é perfeita, tudo é de uma grandeza fora do comum, todos os detalhes da produção foram bem cuidados e o filme merecia o público que teve. Além de ser a maior bilheteria de todos os tempos (muito a frente da segunda), TITANIC, também é recordista de números de Oscars, o filme ganhou 11 estatuetas, empatado com 'Ben-Hur' e 'SdA3: O Retorno do Rei'.
Bilheteria: U$ 1,119,100,000
Mesmo situando-se em terceiro lugar, o terceiro e último episódio da série 'Senhor dos Anéis' realmente merecia mais. Um espetáculo visual, com cenas perfeitas de batalha, efeitos visuais de primeira, roteiro incrível e um dos melhores desfechos da história do cinema. Mesmo arrastado e comprido, uma trilogia para se recordar eternamente. O melhor dos três.
4 - PIRATAS DO CARIBE: O BAÚ DA MORTE (dir: Gore Verbinski - 2006)
Bilheteria: U$ 1,066,200,000
Piratas do Caribe: O Baú da Morte é o segundo filme da trilogia Piratas do Caribe. Pode não ter superiado o primeiro longa nas críticas, mas nas bilheterias se deu muito bem. , cuja estréia aconteceu em 7 de Julho de 2006. A história tem Jack Sparrow (Johnny Depp) tentando se livrar de uma dívida com o vilanesco Davy Jones (Bill Nighy) enquanto Will Turner (Orlando Bloom) procura Sparrow para livrar sua noiva, Elizabeth Swann (Keira Knightley), da cadeia. Foi produzido junto com o terceiro filme, No Fim do Mundo, em 2005. Valeu a pena pela atução de Johnny Depp, uma das melhores de toda a história.
Bilheteria: U$ 1.063.171,911
Ser o recordista de bilheteria em qualquer estúdio significa muita coisa, mas quando se trata da Pixar, companhia com 11 sucessos seguidos de público e crítica, a façanha é ainda mais marcante. É o caso de Toy Story 3. Dirigido por Lee Unkrich, o longa já arrecadou U$ 1.063.171,911 em todo mundo, desbancando Procurando Nemo (US$ 867 milhões) como a maior bilheteria da história da Pixar.
Bilheteria: U$ 1.024.299,904
A trama funciona como uma espécie de sequência do clássico original: Alice (Mia Wasikowska), aos 17 anos. Versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll, fez mais 62 milhões de dólares. Tornando-se o segundo maior filme da carreira do diretor (superando Batman, com 411 milhões; e atrás de A Fantástica Fábrica de Chocolate, com 474 milhões).
7 - BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS (dir: Christopher Nolan - 2008)
Bilheteria: U$ 1,001,900,000
Mereceu todo o dinheiro que ganhou. Em uma visão muito mais gótica e obscura, este novo Batman mostrou que adaptações de HQs não precisam ser infantis. Conquistou o público com uma trama muito bem arquitetada, uma direção de primeira e um elenco recheado das mais talentosas estrelas de Hollywood. Why so Serious?
8 - HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (dir: Chris Columbus - 2001)
Bilheteria: U$ 976,500,000
Outra adaptação cinematrográfica que deu certo. Fenômeno de vendas em livros, a adaptação para os cinemas do filme se mostrou fiel ao livro, e seguiu corretamente a fórmula de um sucesso Hollywoodiano. O elenco é perfeito e a direção majestosa. Uma ótima produção que agradou todas as idades.
9 - PIRATAS DO CARIBE: NO FIM DO MUNDO (dir: Gore Verbinski - 2007)
Bilheteria: U$ 961,000,000
Mesmo sendo o filme mais fraco e encerrando a trilogia de maneira morna, as aventuras de Jack Sparrow (Johnny Depp), Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley) conquistaram o público. Filmado simultâneamente com o segundo filme, que é o número quatro desta lista, o longa encerrou a franquia de maneira milionária.
10 - HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE: PARTE 1 (dir: David Yates - 2010)
Bilheteria: U$ 954.501.070
O filme já superou três filmes da série: Cálice de Fogo, Prisioneiro de Azkaban e a Câmara Secreta. A expectativa é de que a sua continuação supere ainda mais a primeira parte.

- Hollywood foi fundada em 1877 e teve seu nome tirado da fazenda da família Wilcox que habitava a região. Foi transformada em cidade em 1903, e em 1910, com 4.000 habitantes foi anexada a Los Angeles.
- Em 17 filmes, o ator Alnorld Schwarzenegger matou 400 pessoas e 1 jacaré.
- No ano de 2002, tivemos a primeira premiação a uma atriz negra, Halle Berry, com o filme “A última ceia”.
- No filme “Casablanca”, teve uma cena onde foi estrelada por anões, para que o cenário parecesse maior.
- Em 1915 no Astor Theather em Nova York aconteceu a primeira demonstração de um filme em 3D. Os espectadores utilizaram um óculos vermelho e verde para assistir garotas dançando nas cachoeiras do Niágara.
- O filme “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton, lançado no ano de 2010, arrecadou mais que Avatar considerando o final de semana de estréia faturando mais de 116 milhões de dólares. É até hoje o recorde de abertura dos filmes em 3D.
Cenas inevitáveis em um filme...
- Ninguém tranca o carro quando estaciona na rua.
- Todas as bombas são desativadas 2 segundos antes de explodirem.
- Ninguém recebe troco em taxis ou restaurantes.
- Lâmpadas piscam ou não acendem quando existe perigo dentro de casa.
- O motor do carro nunca funciona quando a mocinha quer fugir do perigo.
- Sempre quando alguma mulher está fugindo de um assassino ela tem que tropeçar e cair no chão.
- Quando uma casa está pegando fogo, o mocinho sempre tem que voltar para resgatar um bebê.
- A TV sempre é ligada na hora em que está passando uma notícia muito importante.
- A polícia sempre chega minutos depois de o mocinho derrotar o bandido.
O blog tá bem bacana, Felipe.
ResponderExcluirParabéns.
O Falcão Maltês
Obrigado Antônio, tem pouco tempo, mas graças a deus estou conseguindo melhorar e ter um retorno bem rápido.
ResponderExcluirOla meu amigo seja bem vindo.
ResponderExcluirAcompanharei seu blog e ele estara na lista de destaques e dai então faça o mesmo com o meu.
Abraços
Adoreiii esse Post.. Foi o que mais gostei até agora!! Muito interessante!! Várias curiosidades que eu adoreiii descobrir!!!
ResponderExcluirMto bacana!
Parabéns pelo blog!
Valeu, Felipe. Obrigado pela visita. Vou linká-lo agora mesmo.
ResponderExcluirAbração,
O Falcão Maltês