quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TIM, O ESQUISITO!!!


Ano de 2012, temos dois filmes recém lançados... Possuindo algo em comum. Sombras da Noite e Abrahm Lincoln: Caçador de Vampiros. O mesmo personagem teve participação nos dois filmes. Sendo diretor no primeiro (que por sinal muito fraco o filme) e produtor na história de Lincoln (um outro lado de sua história).

Claro que estamos falando de TIM BURTON!!!









Já chamado de ousado, original, sombrio, inovador,... Mas na verdade, conhecido mesmo como ESQUISITO!


Com toda essa fama, seu talento vai além...


Vamos à sua apresentação...

Seu nome é Timothy William Burton, cineasta americano, nascido em Burbank, no dia 25 de Agosto de 1958. Frequentemente, seus filmes acompanham os atores Johnny Depp e Helena Bonham Carter, com quem mantém um relacionamento sério desde 2001 e tem dois filhos, e Danny Elfman compondo a trilha sonora. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos, os notórios atores Vincent Price e Christopher Lee.

Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.







O seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia Burton foi conciliada em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988). Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma superprodução: Batman, em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman - O Retorno, também com a direção de Tim Burton. Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura, sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projeto, Tim Burton chamou, pra variar, o ator Johnny Depp, que a partir daí, viria a colaborar mais 7 vezes (até 2012) no filmes do diretor. 4 anos depois, o ator foi convidado para protagonizar a cinebiografia de Ed Wood (Ganhou dois Oscars: Melhor Ator Coadjuvante (Martin Landau) e Melhor Maquiagem), considerado tendenciosamente como o pior diretor de todos os tempos. Em 1996, estreou nos cinemas Marte Ataca! que é uma verdadeira carta de amor aos filmes "B" de ficção científica dos anos 50. Em 1999 chega aos cinemas a adaptação da conhecida história A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça.


Além de um talentoso diretor/produtor, possui outras atividades, como ator e escritor. Atuou recentemente em Homens de Preto 3 (2012). E em 1997, escreveu "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias", que ganhou edição brasileira apenas em julho de 2007.
Apesar de ser infantil, o livro tem cenas de violência familiar, suicídio, sexo não-explícito e traição extraconjugal (o amante da adúltera é um ferro de engomar). Também não cabe aos poemas, finais felizes.


Seus atores favoritos, que costumam participar de seus filmes:

Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Christopher Lee, Jeffrey Jones e Michael Keaton.













4 comentários:

  1. Ed Wood está entre os meus filmes preferidos, pois é uma verdadeira declaração de amor pelo cinema.

    ResponderExcluir
  2. Ah, coincidência: no outro dia falei sobre Os Fantasmas se Divertem no meu blog, quando fiz um post sobre o Alec Baldwin.

    ResponderExcluir