Curiosidades

FESTIVAL DE CANNES


O Festival está próximo de sua edição de 2012 (16 a 27 de Maio de 2012). Aproveitei e publiquei um texto explicando um pouco sobre o Festival Francês...

Festival de Cannes é um festival de cinema criado em 1946, conforme concepção de Jean Zay, e até 2002 chamado Festival international du film, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes. O "mercado do filme" (marché du film) acontece paralelamente ao festival.

História

No final dos anos 1930, chocado pela ingerência dos governos fascistas alemão e italiano na seleção dos filmes da Mostra de Veneza, Jean Zay, ministro da Instrução pública e de Belas Artes, propõe a criação, em Cannes, de um festival cinematográfico de nível internacional. Em junho de 1939, Louis Lumière aceita ser o presidente da primeira edição do festival, que deveria acontecer do 1 ao 30 de Setembro. A declaração de guerra da França e do Reino Unido à Alemanha em 3 de Setembro põe fim prematuramente a essa decisão, apesar de o prêmio ter sido atribuído a Union Pacific, de Cecil B. DeMille.
A primeira edição do festival aconteceu realmente em 1946. O festival não aconteceu em 1948 e 1950 por problemas financeiros. Em 1955, foi introduzida pelo comitê organizador a Palma de Ouro como prêmio principal do evento - antes desta data, ele era conhecido como Grand Prix du Festival international du Film.
O festival de 1968 foi interrompido em 19 de Maio. Na véspera, Louis Malle, demissionário do júri, François Truffaut, Claude Berri, Jean-Gabriel Albicocco, Claude Lelouch, Roman Palnski e Jean-Luc Godard, ao penetrarem na grande sala do Palácio, haviam exigido a interrupção da projeção em solidariedade aos operários e estudantes em greve.
A edição de 2006 teve júri presidido pelo cineasta chinês Wong Kar Wai (de Amor à Flor da Pele e 2046). O prêmio principal, esperado para o mexicano Alejandro González Iñáerritu (que ganhou o troféu como melhor diretor por Babel), acabou saindo para o realizador britânico Ken Loach, com The Wind That Shakes the Barley.

 

- O Pagador de Promessas (1962) foi até agora o primeiro e único filme a ganhar o Palma de Ouro.

- A primeira Palma de Ouro foi condedida a Delbert Mann pelo seu filme Marty, em 1955.






ORIGEM DO CINEMA


Indícios históricos nos mostram que é antiga a preocupação do homem com o registro do movimento. 

O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, criando narrativas através de figuras. O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica. 

A invenção do cinema, não cabe a uma única pessoa ou a um povo específico, foi resultado de trabalhos e curiosidade de muita gente em diferentes países. Muitos atribuem o nascimento do cinema aos irmãos Lumière, no ano de 1895. Foi em 28 de Dezembro de 1895 que os irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. exibiram no Salon Indien, aquele que veio a ser conhecido como o primeiro filme da história: "A Chegada de um Trem na Estação da Cidade". Neste filme, um trem parecia sair da tela. O interesse pelo descobrimento foi enorme. 

Os filmes desta época eram feitos sobre situações do dia a dia, como o trabalho ou relações familiares, mas começaram a perder a magia das primeiras apresentações. Em função da grande imaginação de George Méliès, o cinema tomou um novo rumo. A ideia de George foi transformar os sonhos das pessoas em imagens animadas na grande tela. Desta forma, Méliès foi o primeiro inventor de ficções cinematográficas.

 

 

 

 

ORIGEM DA EXPRESSÃO "SÉTIMA ARTE"

 

 

Todos nós já ouvimos a expressão "sétima arte", referindo-se ao cinema. Com certeza o cinéfilo de plantão sabe o porquê e como foi criada essa expressão, porém para quem ainda não sabe e sempre teve essa curiosidade, a Cinéfilos traz até você...

'O termo sétima arte para designar o cinema foi dado por Ricciotto Canudo no Manifesto das Sete Artes, em 1911 (publicado apenas em 1923). Essa referência é apenas indicativa, cada uma das artes é caracterizada pelos elementos básicos que formatam sua linguagem e classificadas da seguinte forma:
  • 1ª Arte - Música (som);
  • 2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento);
  • 3ª Arte - Pintura (cor);
  • 4ª Arte - Escultura (volume);
  • 5ª Arte - Teatro (representação);
  • 6ª Arte - Literatura (palavra);
  • 7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes anteriores mais a 8ª e no cinema de animação a 9ª).
Há uma certa dúvida se a ordem colocada estaria correta, porém um maior número de pessoas concorda com a ordem encontrada, apenas criando uma grande dúvida na posição do teatro e da literatura.
Outras formas expressivas também consideradas artes foram posteriormente adicionadas ao manifesto:

* 8ª Arte - Fotografia (imagem);
* 9ª Arte - Banda desenhada (cor, palavra, imagem);
* 10ª Arte - Jogos de Computador e de Vídeo (alguns jogos integram elementos de todas as artes anteriores somando a 11ª, porém, no mínimo, integra as 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª artes somadas a 11ª desde a Terceira Geração dos Videogames);
* 11ª Arte - Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação).'

 

 

Por que Hollywood se tornou a capital do cinema?


Foram dois os motivos centrais que atraíram os primeiros produtores da indústria cinematográfica americana para Los Angeles (cidade onde fica o distrito de Hollywood): o clima californiano e a distância de Nova York. O primeiro era perfeito para filmagens: o sol brilhava o ano todo e as paisagens podiam ser facilmente adaptadas às mais variadas tramas - há ali tanto deserto quanto mar e montanhas para serem utilizados como cenários naturais. O segundo motivo explica-se pelo fato de os cineastas e produtores tentarem escapar do controle de patentes que o inventor americano Thomas Edison (1847-1931) tentava impor em Nova York. Depois de criar, em 1893, o kinetoscópio - precursor do cinematógrafo francês (lançado pelos irmãos Lumière dois anos depois) -, Edison obteve tanto sucesso que criou uma empresa, a Motion Pictures Patents Company, só para tentar controlar a lucrativa nova mídia. A companhia passou a colecionar processos contra todos que usavam a tecnologia patenteada por Edison sem pagar pelos direitos. Com isso, os primeiros aspirantes a cineastas americanos se mandavam para trabalhar no outro lado do país, na costa da Califórnia. O jornalista e escritor Otto Friedrich registra esses e outros fatos igualmente interessantes sobre o nascimento da indústria hollywoodiana no livro Cidade das Redes - Hollywood nos Anos 40.






Surgimento de uma era nas telonas... dos Super-heróis...

O primeiro grande filme de super herói originado das comics foi Superman, de 1978, com Christopher Reeve no papel principal, alem de Gene Hackman e Marlon Brando e trilha sonora de John Williams. Era importante impressionar de cara já que seria arriscado e foi um começo difícil, pois não havia como ter certeza se o gênero iria agradar, pois isso não havia sido testado com o grande público, alem de que ia sair caro dado que filmes de super heróis gastam bem com efeitos visuais. Mas o Super Homem era (e ainda é) o herói mais famoso da ficção, se tornando uma jogada de aposta para atrair publico. Assim sendo, o filme fez grande sucesso, eternizou Reeve no papel do homem de aço e gerou continuações e sinal verde para outras produções.





Onde está???

Alguma vez você já se perguntou o que aconteceu com determinado ator?? Pois é, algum deles já morreram e não foi muito divulgado, consequentemente passou em branco...

Aqui vou tentar apresentar alguns atores que já faleceram, que já foram famosos pelo menos em um papel de um filme de sucesso, mas que com o passar dos anos caiu no esquecimento...

 

John Ritter (1948-2003)


John Ritter sempre será recordado como o pai meio bobão de "O Pestinha" e "O pestinha 2". Atuou em várias séries e filmes e também fez muito sucesso no teatro, se convertendo em uma estrela da Broadway. Ele é recordado por seu bom humor e afabilidade. Em 2002 estreou o seriado "Eight Simple Rules for Dating My Teenage Daughter", que se converteu em um inesperado sucesso nos EUA. Enquanto gravava um capítulo da segunda temporada sofreu uma disecção na artéria aorta e morreu no hospital. A rede ABC decidiu continuar com a série, e fez um capítulo especial no qual seu personagem morre, que atingiu uma audiência de mais de 20 milhões de espectadores, um dos programas mais vistos dos últimos 30 anos.

Bruno Kirby (1949-2006)


Bruno Kirby sempre foi um ator coadjuvante, um escudeiro do protagonista, mas que atingiu um grande respeito entre o público entendido e cinéfilo. Seus personagens costumavam ser quase sempre simpáticos que criavam uma empatia com o espectador, e participou de grandes filmes do cinema, como "O Poderoso Chefão II", "Bom dia Vietnã", etc. Ademais, acompanhou Billy Cristal em seus dois grandes sucessos da comédia, "Harry e Sally - Feitos um para o Outro" e "Cowboys da cidade". Sem dúvida um coadjuvante de luxo que morreu devido a uma leucemia que acabara de ser diagnosticada.

J.T. Walsh (1943-1998)


J.T. Walsh converteu-se no tipo depreciável favorito da América graças a seus papéis, nos quais costumava encarnar vilões malvados e imorais. Converteu-se em um dos homens-maus do cinema de Hollywood, ainda que essa imagem de malvado nada tivesse que ver com sua verdadeira personalidade. Era um ator muito querido quando aos 54 anos de idade, um fulminante ataque cardíaco acabou com sua vida em seu momento de maior glória internacional.

Michael Jeter (1952-2003)


Michael Jeter era outro dos rostos populares do cinema há alguns anos, além de ser um ator muito querido e respeitado por toda a comunidade. Tornou-se especialmente popular com seu papel em "À espera de um milagre", interpretando o preso francês condenado a morte. Gay assumido, teve problemas com álcool e drogas, mas sempre manteve uma visão aberta sobre os mesmos. Foi diagnosticado com AIDS em 1997 e morreu de complicações em 2003 com 50 anos.

Alexander Godunov (1949-1995)


Godunov era primeiro bailarino do mítico balé Bolshoi, quando desertou da URSS e foi viver nos EUA em plena guerra fria, o que causou uma crise diplomática entre as duas potências. Rapidamente converteu-se em ator, atingindo a fama em pouco tempo, graças a seu físico e seu carisma, e a papéis como os que realizou em "Um dia a casa cai" ou "Duro de matar". Seus graves problemas com o álcool desencadearam em uma trágica morte por causa da hepatite quando tinha 45 anos de idade.

Roy Scheider (1932-2008)


Roy Scheider foi um ator com uma carreira cheia de altos e baixos, mas indubitavelmente marcada de sucessos como "O trovão azul", "Maratona da morte", "Operação França" e sobretudo pela saga de "Tubarão". Além do famoso seriado "Seaquest", e vários musicais e obras de teatro da Broadway. Durante os últimos anos de sua vida combateu um mieloma múltiplo que finalmente causou sua morte. Sem dúvida um dos rostos mais populares desta lista.

Jonathan Brandis (1976-2003)


Jonathan Brandis converteu-se nos anos 90 na estrela do público infantil. Passeou seu rosto angelical por múltiplas séries de televisão e filmes destinados a esse público. Converteu-se em um dos produtos mais explorados, sobretudo depois da trágica morte de River "o eleito" Phoenix. Com o final do século XX e coincidindo com a cancelamento da série "Seaquest", sua carreira caiu no ostracismo, o que lhe causou problemas de depressão e de drogas. Depois de um pequeno papel em "A Guerra de Hart", Brandis acreditava que poderia voltar a fazer sucesso, mas após suas cenas serem eliminadas, enforcou-se com tão somente 27 anos. Brad Renfro seguiria seus passos alguns anos depois.

Bernie Mac (1957-2008)


Comediante profissional e ator ocasional. Bernie Mac converteu-se nos últimos anos em um dos rostos mais conhecidos da comédia norte-americana, tendo protagonizado vários filmes. Em 2005 sofreu sarcoidose, o que causou graves danos a seus pulmões o que resultou numa pneumonia que terminou com sua vida quando se encontrava no seu melhor momento profissional.

Ulrich Mühe (1953-2007)


Ulrich Mühe ficou mundialmente conhecido com seu papel no genial filme alemão "A vida dos outros". O ator tinha grandes problemas estomacais, com suas conseqüentes operações. Pouco tempo após o sucesso do filme (ganhador do Oscar de melhor idioma não inglês), anunciou que sofria de um câncer de estômago que lhe obrigava a adiar múltiplos projetos (entre os quais seu salto a Hollywood). Morreria no dia seguinte. Sem dúvida poderia ter se tornado um dos atores importantes do momento.

Richard Crenna (1926-2003)


É evidente que Richard Crenna não morreu jovem, mas muitos de vocês não sabiam que ele já havia "batido as botas". Ator dos anos dourados de Hollywood e com uma grande carreira, atingiria a imortalidade não obstante com a saga de "Rambo", encarnando o coronel Trautman. Nos últimos anos de vida vinha parodiando a si mesmo em comédias "Top Gang - ases muito loucos".

Chris Penn (1965-2006)


Chris Penn, o irmão mais novo de Sean Penn, sempre foi um ator e cineasta um tanto fora dos padrões, participando sobretudo em projetos de cinema independente. Participou em filmes como "A lei da rua", "Footlose", etc. Seus melhores papéis foram em "Amor a queima-roupa" e "Reservoir Dogs", de Quentin Tarantino. Em sua juventude teve grandes problemas com as drogas, e com o passar dos anos foi ganhando peso de uma forma desproporcional. Morreu aos 40 anos por um problema de coração, devido aos excessos da juventude, seu peso e sua excessiva carga de trabalho.


Chris Farley (1964-1997)


Chris Farley foi uma das grandes estrelas da história do "Saturday Nigth Live". Tão gordo quanto carismático e simpático, Farley tinha sobre si a sombra do genial John Belushi, com quem todos o comparavam. Nos anos 90, a prática habitual do SNL de fazer filmes com personagens e atores do programa, transformou Chris em uma estrela internacional da comédia. No entanto, em meados dos 90 sua saúde agravou-se seriamente, não por seu peso, senão por seus excessos com as drogas e o álcool. Finalmente, e exatamente como aconteceu com Belushi quinze anos antes, uma "carreira" (cocaína ou heroína) abreviou sua existência aos 32 anos.

Lane Smith (1936-2005)

Lane Smith foi um popular ator estadunidense, colega de Dustin Hoffman e de Al Pacino, no Ator's Studio, entre outros. Habitual em seriados de televisão tornou-se um rosto mundialmente conhecido com seus papéis em filmes como "Meu primo Vinny" e em seriados como "Lois & Clark: as novas aventuras de Superman". Em abril de 2005 foi diagnosticado com uma doença degenerativa conhecida como de "Lou Gehri", morrendo três meses depois.

Noriyuki Pat Morita (1932-2005)

Que se pode dizer de Pat Morita que não saibamos? Pois seguramente muitas coisas. Talvez seja o que tenha mais probabilidades desta lista de que saibam que já morreu, não obstante, poucos sabem que o genial senhor Miyagi de "Karate Kid" nos deixou em 2005.

Vincent Schiavelli (1948-2005)


Vincent Schiavelli era um dos rostos mais populares das telas americanas desde os anos 80. Não em vão, tinha um físico muito peculiar e pessoal. Era um cara muito querido e respeitado no mundo artístico dos EUA. Participou em filmes como "Um estranho no ninho", "Amadeus", ou "Ghost", além de muitos seriados de sucesso na televisão, em especial o seu encontro com o alienígena favorito dos garotos da década de 80, "Alf, o ET teimoso".


Lloyd Bridges (1913-1998)


Parece claro que o cômico Lloyd Bridges é o melhor candidato desta lista para já estar morto, já que nasceu em 1913. O certo é que seu falecimento foi pouco divulgado há 10 anos. O cabeça da família do clã de atores Bridges, teve uma extensa carreira repleta de sucessos, mas assim como outros grandes atores, será recordado pelas travessuras feitas em filmes como "Apertem os cintos! O piloto sumiu" (considerado o filme mais engraçado de sempre) e tantos outros besteiróis onde causou o riso de milhões de pessoas pelo mundo.

Phil Hartman (1948-1998)

Alguns meses após a perda de Chris Farley, a família do Saturday Nigth Live sofria outra perda ainda mais trágica, a do cômico canadense Phil Hartman. Habitual coadjuvante em comédias do selo SNL, Hartman foi reconhecido sobretudo por seus papéis de dublagem nos Simpsons, onde colocava voz em vários personagens. Sua mulher Brynn, que sofria de problemas psicológicos, de controle da ira, de grande ciúme e de álcool e drogas por causa de uma depressão, deu vários tiros na sua cabeça, chamou à polícia, e quando os agentes recusavam a acreditar na história da mulher e tiravam da casa os dois filhos do casal, Brynn suicidou-se com um tiro na têmpora.

Peter Boyle (1935-2006)

Peter Boyle sempre foi um ator muito popular nos EUA graças a suas interpretações no cinema e televisão. Atuou em clássicos como "O jovem Frankenstein" ou "Taxi Driver", e foi grande ativista, junto a atores como Jane Fonda, em manifestações contra a guerra do Vietnã. Uma doença coronária acabou com sua vida em 2006.





Origem da Estatueta do Oscar

A Academia criou o troféu dourado para honrar o desempenho dos principais envolvidos nas produções de Hollywood. A primeira cerimônia - um jantar simples e curto - foi celebrada em 16 de maio de 1929 no Hotel Roosevelt de Hollywood, a poucos metros de onde hoje é realizada a festa do Oscar, o Teatro Kodak.
A origem do nome da estatueta não é clara, mas conta a lenda que a encarregada da livraria da Academia e sua eventual diretora-executiva Margaret Herrick a achava muito parecida com seu tio Oscar. A partir daí, seu pessoal começou a chamar a estatueta de Oscar.
Um jornalista especializado em Hollywood, Sidney Skolsky, usou o nome numa coluna em 1934 ao comentar o prêmio de melhor atriz recebido por Katharine Hepburn. A Academia só passou a usar o "apelido" oficialmente depois de 1939.









Maiores vencedores do Oscar

Os filmes que ganharam 11 oscars foram:


BEN HUR (1959)






TITANIC (1997)






O SENHOR DOS ANEIS - O RETORNO DO REI (2003)





Maior bilheteria de todos os tempos


1 - AVATAR (dir: James Cameron - 2009)
Bilheteria: U$ 2.782.275.172

Mais de uma década após revolucionar os cinemas e emocionar o mundo todo, James Cameron conseguiu encantar os cinéfilos mais uma fez. Com a produção mais cara já realizada (US$ 500 milhões) e o desenvolvimento de novas tecnologias, o diretor conseguiu nos levar a um mundo nunca antes imaginado: Pandora. Visualmente belo, Avatar nos mostra os adoráveis e azuis Na'vis, uma raça que tem lingua própria e uma cultura bastante diferente. Um espetáculo! Cameron decidiu começar o projeto após ver a perfeição atingida pelo personagem digital Gollum, em 'O Senhor dos Anéis'. Mais uma vez, ele revolucionou o cinema e criou uma nova geração de filmes.



2 - TITANIC (dir: James Cameron - 1997)
Bilheteria: U$ 1,842,900,000

Cada centavo que esse filme faturou foi merecido. A reconstituição de época é perfeita, tudo é de uma grandeza fora do comum, todos os detalhes da produção foram bem cuidados e o filme merecia o público que teve. Além de ser a maior bilheteria de todos os tempos (muito a frente da segunda), TITANIC, também é recordista de números de Oscars, o filme ganhou 11 estatuetas, empatado com 'Ben-Hur' e 'SdA3: O Retorno do Rei'.



3 - SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI (dir: Peter Jackson - 2003)

Bilheteria: U$ 1,119,100,000

Mesmo situando-se em terceiro lugar, o terceiro e último episódio da série 'Senhor dos Anéis' realmente merecia mais. Um espetáculo visual, com cenas perfeitas de batalha, efeitos visuais de primeira, roteiro incrível e um dos melhores desfechos da história do cinema. Mesmo arrastado e comprido, uma trilogia para se recordar eternamente. O melhor dos três.


4 - PIRATAS DO CARIBE: O BAÚ DA MORTE (dir: Gore Verbinski - 2006)
Bilheteria: U$ 1,066,200,000

Piratas do Caribe: O Baú da Morte é o segundo filme da trilogia Piratas do Caribe. Pode não ter superiado o primeiro longa nas críticas, mas nas bilheterias se deu muito bem. , cuja estréia aconteceu em 7 de Julho de 2006. A história tem Jack Sparrow (Johnny Depp) tentando se livrar de uma dívida com o vilanesco Davy Jones (Bill Nighy) enquanto Will Turner (Orlando Bloom) procura Sparrow para livrar sua noiva, Elizabeth Swann (Keira Knightley), da cadeia. F
oi produzido junto com o terceiro filme, No Fim do Mundo, em 2005. Valeu a pena pela atução de Johnny Depp, uma das melhores de toda a história.

5 - TOY STORY 3 (dir: Lee Unkrich - 2010)

Bilheteria: U$ 1.063.171,911
Ser o recordista de bilheteria em qualquer estúdio significa muita coisa, mas quando se trata da Pixar, companhia com 11 sucessos seguidos de público e crítica, a façanha é ainda mais marcante. É o caso de Toy Story 3. Dirigido por Lee Unkrich, o longa já arrecadou U$ 1.063.171,911 em todo mundo, desbancando Procurando Nemo (US$ 867 milhões) como a maior bilheteria da história da Pixar.


6 - ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (Dir: Tim Burton - 2010)
Bilheteria: U$ 1.024.299,904
A trama funciona como uma espécie de sequência do clássico original: Alice (Mia Wasikowska), aos 17 anos. Versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll, fez mais 62 milhões de dólares. Tornando-se o segundo maior filme da carreira do diretor (superando Batman, com 411 milhões; e atrás de A Fantástica Fábrica de Chocolate, com 474 milhões).

7 - BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS (dir: Christopher Nolan - 2008)
Bilheteria: U$ 1,001,900,000
Mereceu todo o dinheiro que ganhou. Em uma visão muito mais gótica e obscura, este novo Batman mostrou que adaptações de HQs não precisam ser infantis. Conquistou o público com uma trama muito bem arquitetada, uma direção de primeira e um elenco recheado das mais talentosas estrelas de Hollywood. Why so Serious?

8 - HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (dir: Chris Columbus - 2001)
Bilheteria: U$ 976,500,000
Outra adaptação cinematrográfica que deu certo. Fenômeno de vendas em livros, a adaptação para os cinemas do filme se mostrou fiel ao livro, e seguiu corretamente a fórmula de um sucesso Hollywoodiano. O elenco é perfeito e a direção majestosa. Uma ótima produção que agradou todas as idades.

9 - PIRATAS DO CARIBE: NO FIM DO MUNDO (dir: Gore Verbinski - 2007)
Bilheteria: U$ 961,000,000
Mesmo sendo o filme mais fraco e encerrando a trilogia de maneira morna, as aventuras de Jack Sparrow (Johnny Depp), Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley) conquistaram o público. Filmado simultâneamente com o segundo filme, que é o número quatro desta lista, o longa encerrou a franquia de maneira milionária.

10 - HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE: PARTE 1 (dir: David Yates - 2010)
Bilheteria: U$ 954.501.070

O filme já superou três filmes da série: Cálice de Fogo, Prisioneiro de Azkaban e a Câmara Secreta. A expectativa é de que a sua continuação supere ainda mais a primeira parte.





Curiosidades essenciais na sua vida... (ou não...):




- O cinema surgiu a partir do cinematógrafo, invenção dos irmãos Lumiére que data do fim do século XIX. A palavra “cinema” é uma abreviação de “cinematógrafo”, do francês “cinématographe”, palavra composta pelos elementos gregos “movimento” e “escrever”.


- Hollywood foi fundada em 1877 e teve seu nome tirado da fazenda da família Wilcox que habitava a região. Foi transformada em cidade em 1903, e em 1910, com 4.000 habitantes foi anexada a Los Angeles.


- Em 17 filmes, o ator Alnorld Schwarzenegger matou 400 pessoas e 1 jacaré.


- No ano de 2002, tivemos a primeira premiação a uma atriz negra, Halle Berry, com o filme “A última ceia”.


- No filme “Casablanca”, teve uma cena onde foi estrelada por anões, para que o cenário parecesse maior.


- Em 1915 no Astor Theather em Nova York aconteceu a primeira demonstração de um filme em 3D. Os espectadores utilizaram um óculos vermelho e verde para assistir garotas dançando nas cachoeiras do Niágara.


- O filme “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton, lançado no ano de 2010, arrecadou mais que Avatar considerando o final de semana de estréia faturando mais de 116 milhões de dólares. É até hoje o recorde de abertura dos filmes em 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário