sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cinéfilos Ressurge


Após uma "parada" nos Cinéfilos, estou eu aqui de volta com minhas humildes opiniões e informaçoes... E claro, Agosto de 2012 não poderíamos falar em outro assunto que não fosse Jogos Olímpicos de Londres. Mas o que tem a ver olimpíadas com nosso "mundo"??? Tudo!!! Como tudo que conheço, o mundo cinematográfico arruma sempre um jeito de retratar e nos mostrar sua versão dos acontecimentos. E é graças aos filmes que muita gente tem o conhecimento de determinados fatos. Garanto que se não fosse por filmes, muitos não conheceriam afundo sobre o 11 de Setembro, o desastre do Titanic, o Holocausto, Mitologia e o atentado aos jogos olímpicos de Munique.


Então lá vamos nós começar oficialmente as Olimpíadas nos Cinéfilos...






MUNIQUE






Filme de Spielberg que retrata o ataque terrorista sofrido em Munique nos jogos olimpicos em 1972. Um dos maiores escândalos da história do esporte mundial.
Alguns pontos altos e baixos do filme. Claro que não podemos deixar de destacar sua ótima fotografia e sua bela edição. O elenco com Bana e Craig se mantiveram à altura do peso do filme. Em alguns momentos, o filme é meio parado, porém quando volta às suas cenas de ação não deixa a desejar.
Apesar de críticas por não ter tido um bom final, acho que conseguiu retratar bem a realidade dos fatos da época. Longe de ser uma das obras primas de Spielberg, mas podemos considerar um bom filme.


Munich, 2005
Elenco: Eric Bana, Daniel Craig, Ciarán Hinds, Mathieu Kassovitz
Gênero: Drama
Diretor: Steven Spielberg
Duração: 164 minutos

Sinopse: Em setembro de 1972, em meio às Olimpíadas de Munique, um ataque terrorista sem precedentes foi transmitido ao vivo para 900 milhões de pessoas. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica, matou 2 integrantes da equipe olímpica israelense e manteve outros 9 como reféns. 21 horas depois o ataque chegou ao fim, com todos sendo mortos. Pouco depois Avner (Eric Bana), um jovem israelense revoltado com o ocorrido, recebe de um oficial do Mossad uma ordem sem precedentes: abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os 11 homens apontados pela inteligência de Israel como tendo planejado o atentado. Avner aceita a ordem e passa a liderar uma equipe de apenas 4 integrantes, extremamente talentosos. Eles passam então a viajar pelo mundo em total sigilo, na pista de cada um dos nomes de uma lista muito bem guardada. 




Falamos de um filme clássico sobre os Jogos Olímpicos, mas como falar de filmes e olimpíadas e não lembrar de Carruagens de Fogo??? Filme bom? Talvez não, mas e sua trilha??? Eterna, marcante, histórica,... não tinha como ficar de fora!








CARRUAGENS DE FOGO





Quem nunca ouviu a famosa música de Vangelis e não se lembra logo de uma corrida em "câmera lenta", de uma chegada em uma maratona e, claro, das olimpíadas... Até tema de alguns programas ela já se tornou. E para quem não sabe, essa música foi trilha do filme Carruagens de Fogo (1981). 

Quem assistiu à abertura dos Jogos Olimpicos de Londres viu mais uma vez essa trilha figurar entre os destaques. E dessa vez o famoso Mr. Bean (Rowan Atkinson) a interpretou como só ele sabe.

Quem não viu o filme e só conhece a música não está perdendo muita coisa. Típico filme em que se lembra apenas da trilha, pois o filme... uma pena não ter sido à altura de sua clássica e eterna trilha. E ainda levou Oscar de melhor filme, coisas que não conseguimos entender...


Chariots of Fire, 1981
Elenco: Ben Cross, Ian Charleson, Nicholas Farrell
Gênero: Drama 
Direção: Hugh Hudson
Duração: 124 minutos


Sinopse: As Olimpíadas de 1924, a serem realizadas em Paris, se aproximam. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador pessoal. Ambos seguem as eliminatórias sem problemas, até que uma das classificatórias de Liddell é marcada para domingo. Ele se recusa a competir, por ser este um dia santo. Percebendo a situação, um nobre oferece a Liddell sua vaga na disputa dos 400 metros. Ele aceita e vence a corrida, assim como Abrahams. A partir de então, os dois integram a equipe do Reino Unido para as Olimpíadas.




Como o Brasil está fraco nessas olimpíadas não vejo mais porque continuar com posts sobre esses fracos jogos...rsrs... Por isso, combino com vocês, nosso próximo post sobre olimpíadas será em 2016... Nos vemos no RIO!!!














3 comentários:

  1. Filmes bons, porém fracos, sobre Olimpíadas (mais fracas ainda)?! Falando bem do novo Aranha (não me cativou a ir ao cinema), mas nada do "fim" da trilogia do Morcego? Curioso...

    Os Morcegos voltaram, meu caro! Mas, por enquanto, tentando desencanar com a coisa dos comentários, estes estão ausentes... Convido-o, então, a trocar uma ideia no Facebook e conhecer nossa 'fan page', lincada por lá! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu camarada, já vi seu post sobre porém nao achei seu espaço para comentário... E só consegui ver o filme ÉPICO hoje, por isso nenhum post ainda...

      Excluir
  2. Depois de seu post, fiquei com vontade de ver Carruagens de Fogo e assistir novamente Munique!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir