domingo, 5 de agosto de 2012

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE







Mais um filme muitooo aguardado!!! E por experiências anteriores, sabemos que quando a expectativa é muito grande, costuma nos decepcionar... Sinto lhes informar que não tem nada a ver dessa vez!!! (Mais uma vez no ano, né Vingadores?!). Plagiando meu caro amigo do Manjaki, o filme foi Épico e Majestoso!!!



Só consegui assistir ao filme nesse sábado (04)... E depois de seu final fiquei me perguntando como demorei tanto pra ver... Vocês já devem ter tido essa sensação nesse ano mesmo, de assim que termina o filme lamentar pelo seu término e ter a vontade (quando não a realiza) de assistir novamente! E nem precisa comentar que ao longo de seus 160 minutos, a sensação que temos é que o tempo não passa, ele voa! Conseguiu ocupar com maestria cada minuto...


Christopher Nolan conseguiu fechar a trilogia com chave de ouro, sendo ambicioso e com um filme ousado. Se preocupou com cada detalhe... Ao lado de seu roteirista e irmão, Jonathan. Com diálogos perfeitos, trilha impecável, cenas de ação clássicas puxando um pouco para os quadrinhos... Não é apenas um filme de super-herói, conseguiu mostrar muito mais que isso! Em contrapartida, existiu mais a identificação para um filme de super-herói do que no segundo. E por que não dizer que foi uma das maiores trilogias de todos os tempos?? (Calma fãs de O Senhor dos Anéis e Godfather, não esqueci de vocês não...)



Tom Hardy vem interpretando o "vilão da vez", Bane. Com seus pontos altos e baixos, ficou aquém de ser o maior dos vilões.. mas também né, um Coringa daqueles não teria como ser batido. Só acontece uma vez (literalmente!). Hardy, após interpretações em filmes de peso como A Origem (2010) e O Espião Que Sabia Demais (2011), confesso que esperava mais dele. Mas devido a expectativa criada em cima de Hardy por interpretar o tão temido Bane... esperava uma atuação um pouco melhor, mais convincente.

Apesar de alguns clichês no filme, como o momento em que o super-herói é parcialmente derrotado, todos ficam desanimados e ele tem que se superar para voltar ao combate, não podemos negar que nos apresenta algumas originalidades que ficou marcado em sua trilogia, e claro, com algumas surpresas ao longo do filme (principalmente em seu final!).


Na Gotham sombria como de costume, o poderoso vilão, o mercenário Bane, domina toda a cidade com seus capangas, com um plano mirabolante de dominar a cidade e destruí-la! Por que? Bem, isso você descobre no decorrer do filme.








Christian Bale consegue mais uma vez nos encantar com muita maestria em sua atuação! Após interpretações excelentes nas duas continuações da trilogia e em O Vencedor (2011) principalmente! Já percebemos uma mudança de atitude de Bruce Wayne nesse filme em relação aos outros dois. Já não é mais aquele playboyzinho... Sua postura é diferente, suas atitudes,.. e que dessa vez ficaram à altura do homem no qual Gotham contava! 



Gary Oldman, como Comissário Gordon está de volta! E por enquanto ainda sendo o único que sabe quem foi o real herói que salvou Gotham do Coringa no filme anterior.



Antes de continuar com nosso Review, vale destacar um ponto importante. Me desculpem aqueles que gostam da mudança de voz que ocorre de Wayne para Batman. É ridícula! Pra que aquilo?? E aquela boquinha?? Desnecessário né?? Mas vamos continuar com o que interessa...

Outros pontos altos do filme... Hans Zimmer com sua trilha perfeita! E a excelente fotografia de Wally Pfister

Há quem diga que ele foi mais fraco que o anterior, será??? Seria pela atuação épica de Ledger?? Seria pelo promotor Harvey Dent?? Seria pelo par romântico de Wayne com Rachel?? Fato é que não concordo. Sinceramente, pra mim os dois foram excelentes! Com um toque a mais sempre extraordinário de Nolan.

Dois momentos para se destacar também são, o retorno de Batman após 8 anos, e a volta de Wayne para salvar a cidade de Bane e sua "bombinha" nuclear.



Marion Cotillard, interpretando Miranda Tate. Um membro do conselho executivo das empresas Wayne. Com uma participação incialmente simples, mostra-se como uma possível salvadora das empresas Wayne, e com um possível caso com Bruce. Mas que se torna papel fundamental e decisivo na trama.



Anne Hathaway convenceu!  Realmente para aquele que ao saber de sua participação nas filmagens já imaginou logo: "Ah, ela não vai chegar nem aos pés de Michelle Pfeifer..." Bem, não digo que superou, mas deu totalmente sua cara à nova mulher-gato. Com uma classe e uma beleza que só ela conseguiu... O que mais me chamou atenção foi a presença de uma mulher-gato não tão caricata como as anteriores... Naquela coisa de miar, ficar cercada por gatos... só faltava tomar leite todo dia!

O único destaque negativo que faço sobre a mulher-gato é sua aparição inicial... Não explica NADA sobre ela, sua origem, apenas o porquê de estar ali, mas enfim... talvez porque não seja muito esse intuito, OK então!


Sem esquecermos do nosso impecável mordomo Alfred (Michael Caine). E de nosso ilustre Morgan Freeman, como Lucius Fox.



Joseph Gordon-Levitt após vir ganhando espaço em Hollywood com alguns papéis não tão bobos e simples como em seu início de carreira, consegue interpretar com competência o policial (que posteriormente se torna detetive) Blake.


Destaque também para aparições de Liam Neeson, para lembrarmos de Ra´s Al Guhl e sua Liga das Sombras.




Vale ressaltar que todos esses pontos fortes e positivos só reforçaram mais ainda o grande elenco que compôs esse fim! Apesar de não ser totalmente fiel aos quadrinhos, podemos dizer que foi o melhor final para uma trilogia como essa!









Agora, mesmo Nolan e Bale já tendo declarado que não participarão de possíveis continuações... Seria o fim do Cavaleiro das Trevas defitivamente??? Outro super-herói viria para o substituir??? Qual diretor estaria à altura para ficar no lugar de Nolan??? Bem, quem viu o filme já deve ter algumas respostas... Ou pelo menos, algumas suposições...









Um comentário:

  1. realmente, filme épico! claro que, como tudo, teve seus pequenos defeitos (como a morte mixuruca de Bane e o Robin se chamar...Robin!) mas nada que atrapalhe a excelência do longa. Quero ver de novo! Ótimo post!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir