sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Escritor Censurado



Edgar Allan Poe






Edgar Allan Poe nasceu em Boston, em 19 de janeiro de 1809. Sua família paterna era de origem irlandesa, enraizada em Baltimore, onde conquistara postos entre as melhores famílias da região.

Escritor bem-sucedido, Poe casou-se com Virginia Clemm. Entretanto, ao fim de dois anos, White cortou relações com o escritor, que já desenvolvera a doença do alcoolismo. Poe passou a produzir como "free-lancer", em grande quantidade, mas sem ganhar o suficiente para manter uma vida digna e saudável, o que o levou a afundar-se ainda mais na bebida.

A morte de sua mulher agravou o problema. O escritor passou a suicidar-se aos poucos, bebendo cada vez mais e já sofrendo os primeiros ataques de delirium tremens. Numa viagem a Nova York, para tratar de negócios, parou em Baltimore e hospedou-se numa taberna onde se distraiu durante horas bebendo com amigos. Era a noite de 6 de outubro de 1849. O escritor morreu na madrugada do dia 7, aos 40 anos.

No decorrer de sua vida conturbada escreveu novelas, poesias e contos. Mas com certeza foi como contista que pôde demonstrar todo o seu talento e estilo ímpar, renovando e trazendo o gênero “horror” a um novo patamar. Enquanto os outros autores escreviam histórias com fantasmas, monstros e demônios, Poe trouxe realismo e um horror encontrado em um lugar muito mais obscuro e desconhecido: a mente humana.

Hoje Poe é um escritor estudado e cultuado em todo o Ocidente. Entre suas obras destacam-se: The Raven (O Corvo, poesia, 1845), Annabel Lee (poesia, 1849) e o volume Histórias Extraordinárias (1837), onde aparecem seus contos mais conhecidos, como "A Queda da Casa dos Usher", "O Gato Preto", "O Barril de Amontillado", "Manuscrito encontrado numa Garrafa", entre outros, considerados obras-primas do terror.



Dentre seus poemas mais famosos, temos:
 

O CORVO - Tradução de Machado de Assis - 1883
ANNABEL LEE - Traduzido por Fernando Pessoa
LINHAS SOBRE A CERVEJA
ELDORADO


Edgar Allan Poe é um dos autores mais adaptados pelo cinema em todos os tempos. Há quase 200 filmes baseados ou inspirados em obras de Poe.


E após tantas adaptações, chega em 2012, a mais nova obra das telonas baseada na vida do "escritor maldito", contando a história de um serial killer que usa os contos de Poe como inspiração para suas mortes!




O CORVO



 

The Raven (EUA,2012)
Suspense - 14 anos - 111 min.
Direção: James McTeigue
Elenco: John Cusack, Luke Evans, Alice Eve, Brendan Gleeson, Oliver Jacks

Sinopse: Um relato ficcional dos últimos dias de vida de Edgar Allan Poe (John Cusack), nos quais o poeta está em busca de um serial killer, cujas mortes se espelham nas obras do escritor.









6 comentários:

  1. Adoro o estilo do escritor.

    Fiquei triste com o fato do filme não ter feito o sucesso desejado.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Já sim! E sinceramente, gostei do filme! Não achei ruim e nem concordei c mtas críticas q vi por aí... As cenas e cenários meio sombrios dão uma cara típica do q retrata o filme sobre o escritor...

      Excluir
  3. Adoro Poe, mas fiquei extremamente desanimado de ir ao cinema conferir o filme após tantas críticas negativas. Irei de qualquer forma para dar minha opinião. Adorei o post. Parabéns felipe :-))) Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal conhecer um pouco melhor este grande escritor! Estou muito curioso para ver este filme!

    Felipe, por coincidência o novo post lá do blog é sobre a vida de vários escritores e artistas que aparecem no filme "Meia Noite em Paris", não deixe de conferir tb! Abraços!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. filmaço! como fã de poe, valeu a pena ver!

    ResponderExcluir