terça-feira, 10 de abril de 2012

O cinema chega ao Olimpo


Quem acompanha sempre as telonas viu o mais novo lançamento (e continuação...) de um filme sobre a mitologia, Fúria de Titãs 2. Como a maioria dos filmes, existem aqueles que não gostaram muito... Sou um fã de mitologia, mas tenho que confessar que num modo geral não se produz bons filmes sobre o tema.
Até que essa continuação não foi das piores, mas ainda estamos esperando um filme que seja totalmente fiel à história e que "emplaque" de vez! Um fiasco recente sobre o tema também, por exemplo, foi Imortais...






Conhece-te a ti mesmo. E conhecerás o Universo e os Deuses. (Inscrição no templo de Apolo em Delphos).





Alguns filmes que marcaram essa "ilustração" da mitologia greco-romana...




*Bom ou ruim, não tinha como deixar passar a atuação de Arnold como Hércules...


Hércules em Nova York - (1969) Quem se lembra de Arnold Schwarznegger como Hércules no início da carreira? O ex-Mister Universo fez sua estreia nas telonas com o a comédia de ação Hércules em Nova York. Na trama, o herói se cansa da vida no Olimpo e resolve passar um tempo na Terra, onde acaba se envolvendo com empresários de luta-livre. Ao mesmo tempo, ele tenta aplacar a fúria de Zeus, que quer castigá-lo por ter desobedecido suas ordens.


Fúria de Titãs
- (2010) Perseu é o filho mortal de Zeus e o único que pode salvá-lo de Hades, o deus das trevas. ele então lidera uma missão por mundos desconhecidos, enfrentando os maiores monstros mitológicos, para derrotar o vilão Hades. o filme foi lançado em 3D, inserido depois das filmagens.






Malpertuis
- Este curioso filme belga, dirigido por Harry Kumel em 1971. um marinheiro em passagem por sua cidade natal envolve-se numa confusão, é atingido na cabeça e acorda numa misteriosa mansão gótica, pertencente a um lorde moribundo - Orson Welles. lá encontra sua irmã, parentes e outros excêntricos moradores, num verdadeiro labirinto de personagens da mitologia grega.




Percy Jackson e O Ladrão de Raios
- um garoto descobre que, na verdade é filho do deus Poseidon e que, como ele, muitos semi-deuses adolescentes habitam a Terra. com a ajuda de um sátiro e da filha de Athena, irá enfrentar Hades para provar que não é o ladrão de raios de que é acusado.
Filme que não seguiu direito a história...



Orfeu Negro
- No Carnaval, Orfeu, um condutor de bonde e sambista se apaixona por Eurídice, uma moça do interior, que vai para o Rio fugindo de um estranho, fantasiado de morte. dirigido Marcel Camus, com base na peça de Vinícius de Moraes, por sua vez inspirada no mito de Orfeu, que enfrentou Hades - sempre ele - com a sua música, para resgatar a amada Eurídice. Palma de Ouro em Cannes '59 e Oscar de Filme Estrangeiro.



Ulisses
- Uma versão fiel da Odisséia, onde Ulisses - Kirk Douglas -, após 10 anos de batalhas em Tróia, inicia uma jornada épica para voltar para casa, em Ítaca, e para sua esposa Penélope. percorre mares e caminhos desconhecidos, enfrentando deuses e monstros para seguir vivo ao lado de seus soldados. provavelmente a melhor produção italiana sobre o tema.




Helena de Tróia
- Um dos poucos filmes do gênero que se salva! Hecuba (Maryam d'Abo), a rainha de Tróia, teve um filho que se chamaria Alexandre, mas Príamo (John Rhys-Davies), o rei, dava atenção às visões premonitórias de sua jovem filha, Cassandra (Emilia Fox), que diz que se o bebê não fosse morto Tróia seria destruída pelo fogo. Então Príamo ordena para um serviçal atirar a criança do alto de uma montanha. O encarregado de cumprir a ordem real não tem coragem de matar o bebê e o abandona. Um pastor acolhe o bebê, o chama de Páris (Matthew Marsden) e o cria como se fosse seu. Os anos se passam e Páris se torna um belo jovem, que cuida de um rebanho de cabras. Um dia ele tenta recuperar um cabrito, que foi na verdade manipulado por três deusas: Hera (Andreea Radutoiu), Atena (Gina Nalamlieng) e Afrodite (Emily Kosloski). Elas disputavam entre si qual delas seria a mais bela e escolheram Páris como juiz. Hera lhe prometeu riquezas inimagináveis se fosse a escolhida, já Atena disse que lhe daria vitórias para sempre e Afrodite lhe promete a mulher mais bela do mundo, Helena (Sienna Guillory), fazendo com que Páris tenha uma visão dela. Paralelamente Helena, uma princesa de Esparta, tem uma visão de Páris. Logo depois ela estava conhecendo o rei de Micenas, Atreu (Edward Mercieca), e seus filhos, os príncipes Agamenon (Rufus Sewell) e Menelau (James Callis), pois o primeiro fora até lá para desposar Clitemnestra (Katie Blake), sua prometida e filha de Tíndaro (Richard Durden), rei de Esparta e irmã de Helena. Helena acha tudo estranho, pois não quer ser prometida para nenhum príncipe e sonha se casar com o homem com quem teve uma visão. Durante as bodas de Clitemnestra e Agamenon, Helena se ausenta por um instante, pois se incomodou com o jeito que Agamenon e Menelau olhavam para ela. Ela é então seqüestrada por Tiseu (Stellan Skarsgard), rei de Atenas e um amigo. Helena não sabia, mas isto era o início do fim de uma cidade que ela não conhecia ainda: Tróia.






Tróia
- O príncipe grego Páris provocou uma guerra contra Tróia, ao afastar a bela Helena de seu marido, Menelau. a batalha dura uma década e a esperança de vitória de Tróia está nas mãos do príncipe Heitor e do herói Aquiles - Eric Bana e Brad Pitt. superprodução um tanto decepcionante, baseada na Ilíada de Homero, dirigida por Wolfgang Petersen)
.



Odisseia
- A epopéia de Ulisses/Odisseu, que deixa sua terra, Atica, para ir lutar na Guerra de Tróia. Mas por desafiar os deuses, passa anos vagando por estranhos lugares enquanto a esposa Penélope tenta lhe esperar fielmente. Um bom filme também!





Para quem não conhece o mundo da Mitologia, um pouco sobre ela...





Quando Cronos tomou o lugar de Urano, tornou-se tão perverso quanto o pai. Com sua irmã Reia, procriou os primeiros deuses olímpicos (Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus), mas logo os devorou enquanto nasciam, pelo medo de que um deles o destronasse. Mas Zeus, o filho mais novo, com a ajuda da mãe, conseguiu escapar do destino. A mãe, pegou uma pedra, enrolou-a em um tecido e deu a Cronos, que comeu-a, pensando que fosse Zeus. O filho travou uma guerra contra seu progenitor, cujo vencedor ganharia o trono dos deuses. Ao final, com a força dos Cíclopes, a quem libertou do Tártaro, Zeus venceu e condenou Cronos e os outros Titãs na prisão do Tártaro, depois de obrigar o pai a vomitar seus irmãos. Para a mitologia clássica, depois dessa destituição dos Titãs, um novo panteão de deuses e deusas surgiu. Entre os principais deuses gregos estavam os olímpicos- cuja limitação de seu número para doze parece ter sido uma ideia moderna, e não antiga - que residiam no Olimpo abaixo dos olhos de Zeus.


Além da Mitologia Grega, a Romana também está presente... Os Deuses presentes nas duas mitologias recebem nomes diferentes.


ZEUS, ou Júpiter, pai de todos e o mais poderoso. Sentava-se num trono com uma águia aos pés, tendo na mão um raio. Quando queria vingar-se de alguém, arremessava o raio, seguido dum trovão - como um índio arremessa a lança.


Hera ou Juno, esposa de Zeus, deusa dos deuses, protetora do casamento, trazia sempre consigo um pavão.


Posseidon ou Netuno, que era irmão de Zeus e governava os mares num carro puxado por um par de cavalos marinhos, tendo na mão o tridente - uma enorme espécie de garfo, com três pontas. Netuno provocava tempestades, ou fazia as tempestades cessarem com uma simples pancada do tridente nas ondas. Havia Hefestos, ou Vulcano, o deus do fogo. Era um ferreiro manco, que trabalhava numa oficina dentro da Terra. A fumaça de sua forja saía pela cratera dos vulcões - que se chamaram assim por causa dele, Vulcano.


Apolo, que era o mais belo de todos e governava a luz e a música. Todas as manhãs Apolo aparecia no Horizonte guiando o carro do Sol e dava volta no céu para iluminar o mundo.


Ártemis ou Diana, irmã gêmea de Apolo, deusa da lua e das caçadas. Diana vivia de arco e flecha em punho, perseguindo os animais.


Ares ou Marte, o terrível deus da Guerra, que só estava satisfeito quando via os homens a se matarem uns aos outros.


Hermes ou Mercúrio, o mensageiro dos Deuses. Tinha asas no capacete e usava uma vara mágica de paz, que posta entre duas pessoas em luta imediatamente as fazia amigas.

Dizem que sua vara mágica tinha duas cobras enroladas, pois uma vez encontrou duas cobras engalfinhadas, e interpôs a vara mágica para as separar. Em vez de se separarem, as cobras se enrolaram na vara e dali nunca mais saíram. Chamava-se Caduceu, essa vara mágica de Mercúrio.

Atena ou Minerva, a Deusa da sabedoria, que nasceu dum modo especial. Júpiter teve uma dor de cabeça horrível, que não passava com nenhum remédio. Desesperado, chamou Vulcano para que lhe rachasse a cabeça com um golpe de malho. Vulcano obedeceu; mas em vez de saírem os miolos de Júpiter para todo lado, saiu, isso sim, a sua filha Minerva.

Afrodite ou Vênus, a Deusa do amor. Vênus era a mais bela das Deusas, como Apolo era o mais belo dos Deuses. Nascera da espuma do mar e tinha um filho semideus de nome Eros ou Cupido, que era especialista em flechar corações com flechas invisíveis.


E ainda tinham: Hades, deus do submundo; Hefesto, deus do fogo e da metalurgia; Dioníso, deus do teatro, do vinho e das festas.


Além dos Deuses, ainda existiam os filhos de Deuses/Deusas com mortais (semideuses), faunos, sátiros e uma infinidade de entidades mitológicas que explicavam por lendas todos os fenômenos da natureza.


A tradição da Mitologia é tão forte que está presente na literatura, filmes e até em jogos de video game como é o caso de "GOD OF WAR".



Enfim, essa "resenha" toda foi apenas para dizer que está em exibição Fúria de Titãs 2 nos cinemas. E acompanhe abaixo o trailer legendado do mesmo!



FÚRIA DE TITÃS 2





5 comentários:

  1. Sou fascinado pela mitologia grega e confesso também esperar por algo à altura dos deuses do Olimpo, mas está difícil. Que Zeus ajude a mente dos roteiristas, portanto. Boas indicações.

    ResponderExcluir
  2. Devo confessar que não gosto nem um pouco dos filmes que falam de mitologia...

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, adoro filmes sobre a Miltologia Grega (os romanos só pegaram "emprestado" quando da dominação por lá, mudando dos nomes dos deuses e "adaptando" uma coisinha ou outra), especialmente os antigos, que, apesar das incongruências com a mitologia, eram fascinantes pelos efeitos especiais em 'stop motion' - senti falta deles na tua lista! Mas tua postagem foi tão legal que vou correr agora para reler "O Livro de Ouro da Mitologia" de Thomas Bulfinch! Abração e apareça!

    ResponderExcluir
  4. pois é, Felipe, até agora eu aguardo um filme de mitologia que seja pereito e fiel a história.

    Valeu por aceitar a parceia. Olha, eu admito que me inspirei um pouco nesse seu post para fazer o meu lá no monte olimpo, viu?

    Ah e vamos sempre retribuir os comentários, hein?! Sucesso pá nossos blogs!!!!!! Abraços ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem nada nao parcero! Todos os blogs servem de inspiração pra novas idéias!!! Cabe a nós desenvolvermos com nossa cara...

      Sucesso!!!

      Abraço!

      Excluir