terça-feira, 3 de abril de 2012

A ARTE DAS TRILOGIAS


E os filmes com sequências continuam sendo assunto... Ao longo da história tivemos muitas trilogias, algumas de sucesso, outras nem tanto. Mas fato é que o amante da sétima arte gosta de uma sequência de filmes sobre uma mesma história e com os mesmos personagens. É a expectativa em uma sessão não acabar quando termina, que sua continuação já está traçada.


Visto isso, destaquei algumas trilogias que na minha opinião foram muito bem feitas!






O SENHOR DOS ANÉIS





Mais uma trilogia de "geeks", em “Senhor dos Anéis” Peter Jackson levou às telas de cinema uma história que poucos acreditavam que daria certo. E deu. O mundo mágico da Terra Média (“A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”) cativou muita gente, inclusive quem não era fã da série de livros, apresentando ao mundo a melhor adaptação de todos os tempos de um livro para o cinema.







MATRIX



Marcou uma era. O famoso mundo de Matrix, no final da década de 90, inovou, tanto na técnica de filmagem, quanto na história. Mais do que uma revisão do gênero de ficção científica, Matrix aprofundou questões filosóficas e históricas numa narrativa bem construída e instigante, além, é claro, de definir o que seria “efeitos especiais” dali pra frente. Filmes: Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions.






O PODEROSO CHEFÃO



A trilogia da trilogia! O ícone, a obra prima, simplesmente O filme! Se já é difícil falar em cinema e não lembrar de “O Poderoso Chefão”, imagina quando o assunto é trilogia. Coppola criou quase um mundo à parte com as 3 partes do filme, em cada parte um roubando a cena, entre eles Marlon Brando e Al Pacino. Com ambientes bem definidos, personagens extraordinários e ação indiscutivelmente na hora e no lugar certo. O roteiro nos leva a uma história que combina família e relações de poder, ao mesmo tempo em que faz um apanhado histórico de parte da história americana do século XX.





INDIANA JONES



Um dos filmes mais marcantes da história do cinema. Spielberg mais uma vez demonstra sua genialidade em criar aventuras sufocantes, personagens ricos e cenas de ação que nenhum outro cineasta é capaz de filmar. Filmes: Os Caçadores da Arca Perdida, Templo da Perdição e A Última Cruzada.

Claro que alguns devem estar se perguntando: Mas e o quarto filme da série? Nesse espaço eu ignorei o quarto filme, pois está totalmente aquém dessa trilogia!




TRILOGIA BOURNE



Para muitos, os três filmes de Jason Bourne são considerados os herdeiros de 007, que na minha opinião não tem nada a ver. Mas não é por isso que deixa a história de Bourhne menos importante. Destaque para atuações belíssimas de Matt Damon. Isso sem contar cenas de ação de tirar o fôlego (sem ser mentirosas) e um jogo de poder e redenção muito forte. Filmes: A Identidade Bourne, Supremacia Bourne e Ultimato Bourne.




OBS: Provavelmente, alguns sentiram falta na lista de Crepúsculo e talvez Harry Potter (apesar de não ser apenas uma trilogia)... Me desculpem né, vou nem comentar a respeito! Claro que todos têm sua opinião e têm o direito de gostar do que quiser, mas na MINHA lista esses dois não entram....rs.

5 comentários:

  1. Os anos irão passar, e a geração futura, irá se perguntar no que essa geração de hoje, viu em Crepúsculo, para fazer dessa saga dispensável, tanto dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. A melhor de todas pra mim ainda é a que iniciou esta tradição: Star Wars original (77, 80 e 83), que você não citou! Seguida logo depois pela de Indiana Jones (81, 84 e 89 - o filme de 2009 é mesmo horrível!). "Senhor dos Anéis" e "Bourne" são muito boas mesmo. Mas acho que "Poderoso Chefão" (o terceiro é fraco e só serve como desfecho) e "Matrix" (segundo é confuso e aborrecido e o terceiro é meramente ação) são irregulares como trilogia. Abraço e boa Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Star Wars iniciou essa tradição é mto boa, mas não considero a melhor não. Talvez por não ser mto fã...
      Mas acho q Poderoso Chefão msm o terceiro tendo sido o que menos agradou (não achando NUNCA fraco!) foi a melhor trilogia pra mim!!! Po, e sou completamente fã da trilogia de Matrix. Até concordo em relação a ser confuso, mas msm assim....

      Excluir