quarta-feira, 18 de abril de 2012

Especial Os Vingadores






Na minha opinião, 2 grandes filmes são aguardados nesse ano. Um deles é Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Outro grande filme que estréia já na próxima semana(27/4) é OS VINGADORES.



Sinopse: Loki (Tom Hiddleston) retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo mágico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson). Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo.



Os Vingadores não surgiram como um experimento artístico para a Marvel. Em 1961, Stan Lee e Jack Kirby já haviam modificado a percepção do que eram as Hqs com o lançamento do Quarteto Fantástico, e a onda de novas criações só aumentou com a aparição do Incrível Hulk, no ano seguinte, seguido da criação de personagens importantíssimas da editora: Thor, Homem-Aranha, Homem-Formiga e Homem de Ferro. Já se especulou bastante sobre Os Vingadores serem uma resposta à Liga da Justiça da DC Comics. Independente disso ou não, as duas criações são um reflexo da cultura e do mundo belicista e potencialmente ameaçador que fora os anos da Guerra Fria, em especial o período de meados do século passado.

A Liga da Justiça da DC Comics surgiu no início de 1960, inspirada pela Sociedade da Justiça de duas décadas antes (veja a relação das guerras e o tipo de heróis gerados por delas). Criada por Gardner Fox e tendo seis membro fundadores (no pré-crise: Superman, Batman e Mulher Maravilha & Lanterna Verde, Caçador de Marte e Flash), a Liga da Justiça tinha por objetivo prevenir e combater as ameaças ao planeta Terra, dentre outras funções heroicas, salvadoras e política e socialmente corretas e bem aceitas.

Os Vingadores, por sua vez, surgiram no final de 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, na mesma safra em que foram criados os X-men. A equipe dos Vingadores tinha a seguinte formação inicial: Homem de Ferro, Thor, Vespa e Homem-Formiga. A primeira história que vivem juntos foi denominada A Chegada dos Vingadores. A história é interessantíssima e conta como o grupo ganhou mais um de seus membros: após a primeira grande batalha contra Loki (o deus da mentira, meio-irmão de Thor), os Vingadores unem-se ao Incrível Hulk e juram lutar juntos para o bem de muitos. O time inicial ficaria completo quando o príncipe submarino Namor joga em mares quentes o corpo de Steve Rogers, o Capitão América, que desde os anos 40 estava preso em um bloco de gelo. Obviamente Namor não fazia ideia do que tinha acabado de promover, mas a volta do Capitão América deu maior unidade e importância aos Vingadores, especialmente quando ele assume o posto de líder do grupo.





Pode ter gente que não vai gostar, vai dizer que não gosta desse tipo de filme, de adaptação e blá blá blá... Fato é que como eu, muitos estão na expectativa desse grande sucesso! Se vai superar as expectativas aí já é outra história...

Integrantes dos Vingadores já são conhecidos do público, como Hulk, Homem de Ferro, Capitão América e Thor. Porém a Marvel traz para se juntar ao famosos heróis mais dois da organização, Viúva Negra e Gavião Arqueiro.

Para quem não é tão fã de HQ´s e nunca ouviu falar sobre esses dois "novos" heróis aí vai uma breve apresentação deles...


GAVIÃO ARQUEIRO



O Gavião Arqueiro (Hawkeye) é um membro dos Poderosos Vingadores e foi o primeiro líder dos Vingadores da Costa Oeste. Passou pelos Defensores e após uma viagem no tempo, atuou durante algumas aventuras como parceiro do Two-Gun Kid (histórias não publicadas no Brasil). Iniciou sua carreira como vilão do Homem de Ferro e nessa época se envolveu com a Viúva-Negra, mas o relacionamento fracassou. Posteriormente se regenerou e entrou para os Vingadores. Nos Vingadores, ele pode não ser um membro constante, mas quando aparece faz um grande trabalho. Seu nome verdadeiro é Clinton "Clint" Francis Barton. No Brasil, em suas primeiras aparições, pela RGE , seu nome era "Falcão". Mais tarde foi trocado para não se confundir com o do Falcão (Falcon), Sam Wilson.



Viúva Negra



A Viúva Negra (Black Widow) é uma personagem da Marvel Comics e integra a equipe dos Vingadores. Na versão original era uma super-espiã soviética inimiga do Homem de Ferro e teve um romance com o Gavião Arqueiro. Depois se envolveu com o Demolidor por um longo período. Seu nome verdadeiro é Natalia Romanova, também chamada de Natasha Romanoff, Natasha Romanova ou Natalie Rushman. Foi criada pelos escritores Stan Lee e Don Rico e pelo desenhista Don Heck. Sua primeira aventura foi na revista Tales of Suspense #52 (Abril de 1964).





CURIOSIDADES


- Edward Norton era a escolha oficial para repetir seu personagem Hulk no filme, mas as negociações entre ele e os estúdios da Marvel não deram certo e ele acabou substituído por Mark Ruffalo (Ilha do Medo).

- Rumores chegaram a dar Joaquim Phoenix como possível candidato ao personagem Hulk.

- O ator Lou Ferrigno, eternizado como o Hulk na série de televisão de 1996 e 1997, retorna como a voz do personagem do início de sua carreira quando estreou no telefilme O Incrível Hulk (1977).

- O orçamento estimado é de US$ 150 milhões.

- Como não foi rodado usando câmeras 3D, passou por um processo de conversão para que possa ser lançado também no formato 3D.







Fique de Olho

- Mark Ruffalo faz sua estréia na pele de Hulk. Seu grande desafio é substituir Norton no papel do herói. Lembrando que é o primeiro herói que faz, ficou marcado por algumas comédias românticas e pelo drama/suspense A Ilha do Medo.

- Robert Downey Jr. costuma roubar a cena interpretando magistralmente o Homem de Ferro. Na pele do milionário Tony Stark, ele proporciona cenas de ação e comentários bem espirituosos.

- Viúva Negra entra no grupo com a missão de manter o mesmo sucesso dos outros heróis já conquistados anteriormente.

- Gavião Arqueiro apesar de já ter feito parte dos Vingadores, volta ao filme como um dos vilões, sendo controlado por Loki, o grande vilão.





O filme estréia no dia 27 de Abril nos cinemas em todo o mundo. Quem ainda não viu os filmes feitos individualmente de cada herói, recomendo que assista. Alguns não me agradaram muito, como por exemplo Capitão América, mas vale a pena conferir até pra ir se interando da história e conhecer bem seus personagens.


Acompanhe abaixo um dos milhares de trailers que já vem sendo divulgado pela crítica.












6 comentários:

  1. Filhão, estarei com muito orgulho na sessão de 00h01min do dia 27, e também às 21:00 do mesmo dia. e ainda pode ser que eu vá novamente no dia seguinte hehe.
    Tem TUDO pra ser épico...rezemos rs

    Excelente texto, principalmente pra quem estaria a fim de assistir mas tem receio de não ter visto os outros filmes. A dica de assistí-los é muito válida.

    ResponderExcluir
  2. Devem se tornar grandes sucessos esses filmes. Mas confesso que nem todos os filmes de super heróis conseguem me atrair. Achei o Capitão América tão chato...

    ResponderExcluir
  3. "Capitão América" é perfeito em reconstrução de época, mas falha em emoção, roteiro e ação... "Hulk", apesar de ir contra a maioria, pra mim só prestou mesmo o feito por Ang Lee, que revisitou historinhas clássicas do Gigantes Esmeralda onde os dramas psicológicos dominavam (só escorregou no "vilão", o pai louco, e nas mudanças "científicas" do personagem, como as prévias mutações genéticas)! "Thor" é fraco demais, esquecível, completamente! O melhor da safra Marvel foi mesmo "Homem de Ferro" (e só o primeiro, porque o 2, que horror...)! Por essas e por outras, meu amigo, é que não boto fé neste filme... Mas estarei lá no cinema para ver, sem dúvida! Abração!

    P.S.: Ruffallo fez algumas comédias românticas, mas atuou (e muito!) em grandes dramas e suspenses - além do você citou, "Zodíaco", e "Minhas mães e meu pai". Um ótimo ator que só "tapará" um buraco com a saída do Norton - uma pena...

    ResponderExcluir
  4. Acho que "Batman" vai superar este "Os Vingadores". Pelos treiles parece que tem muita piadinha, não gosto muito disso, por isso gostei dos últimos Batman.

    ___
    ---
    algunsfilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, queimei minha língua: corre aos Morcegos e veja o que eu achei deste filmão! Batman vai ter trabalho! Abração!

    ResponderExcluir