terça-feira, 27 de março de 2012

A tentativa de sucesso de uma nova trilogia



JOGOS VORAZES



Existe toda uma estratégia de marketing tentando vender o longa Jogos Vorazes como o início de uma nova franquia adolescente de sucesso depois dos bem-sucedidos Harry Potter e Crepúsculo.

The Hunger Games ( Jogos Vorazes) é um romance para jovens adultos escrito por Suzanne Collins e originalmente publicado nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2008 pela editora Scholastic. É o primeiro livro da trilogia Jogos Vorazes. Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha a vida de Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, num país chamado Panem (onde antes era a América do Norte). O país, que é dividido em doze distritos, é governado por uma poderosa cidade central chamada Capital. No livro, os Jogos Vorazes é um evento anual transmitido ao vivo pela televisão para o qual são selecionados um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre 12 e 18 anos, que deverão lutar até a morte em uma arena da qual apenas um sairá vitorioso.

Nos Estados Unidos, o livro foi lançado também em audiobook, lido por Carolyn McCormick. Desde o seu lançamento, o romance foi traduzido para 26 idiomas diferentes e os seus direitos foram vendidos para 38 países. The Hunger Games é o primeiro romance de uma trilogia, seguido por Catching Fire (Em Chamas) , publicado originalmente em 01 setembro de 2009, e Mockingjay (A Esperança), publicado nos Estados Unidos em 24 de agosto de 2010.

Dirigido por Gary Ross (de Seabiscuit – Alma de Herói), a produção tem os elementos básicos para conquistar o grande público: aventura, corre-corre, momentos emocionantes e, claro, uma pitada de romance. No entanto, vai além ao lidar com temas como banalização da violência, espetacularização da sociedade, auto-sacrifício e mortalidade de forma sensível e evitando o sensacionalismo – também é alvo de críticas no filme.

Na trama, 24 crianças e adolescentes precisam lutar até a morte em um evento anual televisionado na nação chamada Panem, o que restou dos Estados Unidos num futuro distante. Depois de um levante contra a capital, agora todos os anos os distritos têm de sacrificar um casal de jovens representantes de sua região. Eles são chamados de “tributos” e devem lutar até a morte numa competição, os jogos vorazes do título.




Séries literárias que vendem milhões de exemplares como a trilogia de Suzanne Collins, quando adaptadas para o cinema, tendem a agradar somente os aficionados pela obra. Os não iniciados raramente se empolgam, como aconteceu com Harry Potter: ótima franquia, mas para quem leu os livros. No caso de Jogos Vorazes o romance foi esquadrinhado, expandido e adaptado de forma inteligente e envolvente. Compará-lo com a saga Crepúsculo soa como piada, coisa de marqueteiro.





Neste final de semana, “Jogos Vorazes” estreou fazendo US$ 155 milhões só nos EUA, a terceira maior bilheteria de estreia da história americana. No Brasil o longa está está em cartaz desde sexta-feira (23). O filme é protagonizado por Jennifer Lawrence (“X-Men – Primeira Classe“).



Agora, só nos resta conferir esse possível "sucesso" e ver no que dá...



4 comentários:

  1. Vai lá, dou maior apoio: fico daqui torcendo por você, neste que parece uma chupação de vários filmes de ficção já batidos... Abração!E apareça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh brother... Sendo bom ou ruim, procuro ver todos os filmes... Soh gosto de criticar/comentar aquilo que conheço!

      Excluir
  2. Leia meu pequeno especial que eu escrevi ontem sobre o filme.

    ResponderExcluir
  3. Estou louco para conferir esse filme! Ótimo texto. Volto aqui para deixar minhas impressões após assisti-lo. grande abraço

    ResponderExcluir