sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Oscar chega à Paris


Assistindo a um telejornal, vi uma reportagem sobre alguns filmes que estão concorrendo ao Oscar. E nessa matéria citava algo incomum em três dos filmes indicados que achei muito pertinente comentar sobre...


Já sabemos que Hollywood é a grande referência da sétima arte. Grande parte das produções de sucesso são originadas lá. Cidades como Nova York, São Francisco e Los Angeles também responsáveis por grandes passagens de muitos filmes de sucesso. Porém, uma cidade que vem chamando atenção nesse ano, e principalmente, nas premiações cinematográficas é Paris.

Paris é conhecida por seus museus, suas esculturas, pinturas, belezas, e principalmente, por seu romantismo! Porém, se já houve alguns filmes retratando a Cidade da Luz como seu cenário principal, agora, mais do que nunca, temos que associar alguns sucessos recentes à ela...

Três dos principais filmes concorrendo ao Oscar de melhor filme em 2012 têm a bela Paris, de alguma forma, como tema incomum!!!




MEIA NOITE EM PARIS




Meia Noite em Paris é a mais recente obra de arte feita por Woody Allen. O astro dessa vez escolhido por Allen para "interpretá-lo" é Owen Wilson, que vive Gil, um roteirista de Hollywood que vai à Paris com a noiva e os sogros e acaba descobrindo uma nova cidade depois das badaladas do início da madrugada.

Allen então convida seu espectador a participar dessa deliciosa viagem pela boemia da Cidade Luz na companhia dessa grande salada de personagens mais famosos e verdadeiras homenagens que dão uma vida enorme a seu filme e parecem dar as caras como um enorme playground de referências. É impossível não saborear cada linha de diálogo entre Gil e um Ernest Hemingway (Carey Stoll, que na TV é um dos protagonistas da série Lei e Ordem LA) com cara de bêbado suicida, pessimista, galanteador, tétrico e obcecado por sua espingarda de caça. E claro, a presença ilustre do famoso pintor Salvador Dali.

Só Allen mesmo consegue juntar esses personagens nessa história de amor e, no final das contas, ter a certeza de que o presente sempre parece insuficiente para quem não tem limites para sonhar, deixando assim, Paris mais bela do que nunca.




A INVENÇÃO DE HUGO CABRET



Outro filme também concorrendo ao Oscar retratado em Paris é A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese.
Que conta a história na Paris dos anos 30, de um órfão vivendo uma vida secreta nas paredes de uma estação de trem em Paris. Com a ajuda de uma garota excêntrica, ele busca a resposta para um mistério que liga o pai que ele perdeu recentemente, o mal humorado dono de uma loja de brinquedos que vive abaixo dele e uma fechadura em forma de coração, aparentemente sem chave.

Scorsese, após sua longa carreira de filmes impróprios para menores, resolveu fazer um filme que sua fila pudesse ver. A idéia surgiu após ver um livro que seu filha lia e o entregou, que era a aventura sobre o famoso "Hugo Cabret".




O ARTISTA




E por fim, um filme que já conquistou a todos, pelo que tudo indica, até a academia! Obra que apesar de mostrar a história da Hollywood de 1927, é um filme Francês, dirigido por Michel Hazanavicius que conta com seu astro principal Jean Dujardin.

Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?


5 comentários:

  1. Olha, parabéns pelo post cara. Um tema muito interessante ao qual acho que muita gente não havia prestado atenção até agora (tipo eu kkk).

    É uma pena que me iludi com a cidade. Estive lá no final do ano passado, e achei que vale muito mais pelas visitações (Louvre, Torre Eiffel e etc) do que pela cidade em si. MAs, cinematograficamente falando, realmente é um excelente cenário rsrs.

    Domingo vamos realizar um LIVE CHAT do Oscar lá no ManjaKi. Se quiser e puder, comparece lá pra trocar ideia sobre a premiação com a equipe.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do mote da postagem,meu caro, parabéns, muito bom!

    Tenho matutado algo assim para uma postagem, só um pouquinho diferente: a grande maioria dos filmes concorrentes voltou-se para o passado, para homenageá-lo! Pense nisso! E aguarde o 'post' pra semana que vem (eu acho, rs)!

    Abração e apareça nos Morcegos e faça as suas apostas!

    ResponderExcluir
  3. Coincidentemente, os três filmes são extremamente nostálgicos, né?! Só uma correção: Scorsese fez o filme para que a FILHA dele, uma criança, pudesse ver. E foi também a filha que leu o livro e entregou pra ele! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, obrigado pela correção! Exatamente, filha, não neto...

      Excluir
  4. É... parece que o cinema mexeu um pouco com a linha do tempo e foi bater em Paris, em outro tempo... Maravilhosa postagem, amigo!

    ResponderExcluir