quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


O Gênio do Faroeste



Assistindo à tv um dia desses, vi a chamada do filme Gran Torino, de Clint Eastwood... E me veio à cabeça como que nunca fiz um post falando desse excelente produtor, diretor e ator!!! Pronto, eis aqui um post dedicado a este gênio da sétima arte!!!

Um dos poucos atores/diretores que fica meio difícil conseguir descobrir em que ele é melhor: atuando ou atuando... Cada produção parece que se tornará um diretor melhor que um ator... mas aí vem mais uma atuação impecável e voltamos à estaca zero!

Graças a ele que passei a gostar dos filmes de faroeste, pois nunca foi um estilo de filme que me agradasse...



CLINT EASTWOOD




Nome: Clinton Eastwood Junior

Naturalidade: San Francisco, Califórnia, EUA

Nascimento: 31/05/1930

Profissão: Ator, Diretor e Produtor



Como diretor, seus filmes têm sido criticados positivamente. Já ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme, e foi homenageado em 1995, recebendo o prêmio Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o ator favorito dos americanos, e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas.

Eastwood também tem interesse na política. Membro do Partido Republicano desde 1951, Clint foi eleito prefeito de Carmel by the sea, Califórnia, onde permaneceu no cargo de 1986 até 1988.



Início de carreira


Eastwood começou sua carreira como ator, fazendo pequenas aparições em filmes pequenos, como Revenge of the Creature, Tarantula e Francis in the Navy. Em 1958, ele conseguiu seu primeiro papel oficial no filme, Ambush at Cimarron Pass, o qual considerou um filme muito fraco. Em 1959, ele trabalhou com James Garner em um episódio da série Maverick. Após isso, Eastwood se dedicou somente a trabalhar na TV com a série de western Rawhide, na qual interpretava o personagem Rowdy Yates (que Eastwood na época descreveu como "O idiota das Planícies").


Anos 60

Eastwood somente começou a ter destaque após interpretar o misterioso Homem sem nome na trilogia dos dólares de Sergio Leone. Os filmes Por Um Punhado de Dólares (1964), Por Uns Dólares a Mais (1965), e Três HomenS Em Conflito (1966) foram um verdadeiro sucesso em terras italianas e norte-americanas, em especial o último, que fez Eastwood se tornar famoso mundialmente.


Anos 70

Eastwood fez dois importantes filmes de western durante a década de 70. High Plains Drifter (O Estranho Sem Nome) (1973) e The Outlaw Josey Wales (1976). O primeiro trazia um personagem estranho e sem nome, o qual muitos acreditam que seria uma reencarnação do homem sem nome da Trilogia dos dólares. Além disso, tinha os mesmo hábitos e costumes.

Breezy de 1973 foi o primeiro filme em que Eastwood dirigiu mas não atuou como ator. A estrela principal foi William Holden. Em 1974, Eastwood fez dupla com o jovem Jeff Bridges em Thunderbolt and Lightfoot. O filme foi produzido e dirigido por Michael Cimino, o mesmo escritor do filme Magnum Force.



Anos 80

Em 1982, Eastwood estrelou, produziu e dirigiu o filme Firefox que tratava da guerra fria. No final do mesmo ano foi produtor executivo do filme Thelonious Monk: Straight, No Chaser, que retratava a vida de Thelonious Monk. No filme Tightrope, de 1984, fez o papel de Wes Block. O filme se passava na cidade de Nova Orleans. No mesmo ano, Clint fez o papel de tenente Speer na comédia City Heat. Um ano depois, Eastwood reviveu o gênero western dirigindo e estrelando o filme Pale Rider, interpretando um pregador. Em 1986 voltou para fazer o longa Heartbreak Ridge, em que relata a invasão de Granada. O último filme da série Dirty Harry foi feito em 1988, com o título The Deade Pool. Este não se comparou com o sucesso dos filmes anteriores em termos de bilheteria. Eastwood alternou entre filmes de comédia como Pink Cadillac e The Rookie, e fez longas com assuntos pessoais como em Bird, de 1988, que lhe deu uma indicação Palma de Ouro no Festival de Cannes. No final dos anos 80, Clint estrelou e dirigiu o filme White Hunter Black Heart (Coração de Caçador), no qual fazia um papel inspirado em John Huston. O filme recebeu boa aceitação dos críticos.



Anos 90

No início dos anos 90, Eastwood dirigiu e estrelou seu último western (faroeste), Unforgiven (Os Imperdoáveis), onde teve o papel de um pistoleiro aposentado. O filme co-estrela os atores Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris. Após um imenso sucesso de bilheteria, foi nomeado a nove estatuetas e ganhou quatro, incluindo os de melhor filme e melhor diretor.

Outro filme de sucesso dos anos 90 foi As Pontes de Madison(1995), estrelado junto com Meryl Streep.



Anos 2000

No início do ano 2000 lançou o filme Cowboys do Espaço, que também estrelava Tommy Lee Jones e Donald Sutherland. Clint fazia o papel de Frank Corvin, um ex-engenheiro da NASA que é chamado para uma última missão, salvar um satélite russo, antes que ele caia na Terra. Em 2002, Eastwood interpretou um ex-agente do FBI que perseguia um psicopata no filme Blood Work (Dívida de Sangue). Em 2003 dirigiu o filme Mystic River (Sobre Meninos e Lobos), pelo qual foi indicado a melhor diretor. Em 2004, Clint estrelou, produziu e dirigiu Million Dollar Baby (A Menina de Ouro). Com 74 anos, foi a pessoa mais idosa a receber o prêmio de melhor diretor. No mesmo filme, Eastwood foi nomeado a melhor ator, mas o prêmio foi para Jamie Foxx. No ano 2006, dirigiu dois filmes sobre a batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial. O primeiro foi A Conquista da Honra, focado no homem que ergueu a bandeira dos Estados Unidos no topo do monte Suribachi. O segundo, Cartas de Iwo Jima, tratava das táticas japonesas, e as cartas que escreviam às suas famílias. Os dois filmes foram bem recebidos pelos críticos, e foram nomeados ao Oscar, incluindo melhor diretor e melhor filme por Cartas de Iwo Jima.

Em 2008, Eastwood dirigiu o filme Changeling (A Troca), que trazia Angelina Jolie no papel principal. No ano seguinte, Eastwood estrelou o filme Gran Torino. Além de ser o protagonista, Clint dirigiu e produziu o longa. Foi lançado em janeiro de 2009, obtendo mais de 30 milhões de dólares na primeira semana de exibição nos Estados Unidos, fazendo de Clint o ator mais velho a conseguir um primeiro lugar em bilheterias. O longa ainda arrecadou mais de 245 milhões até abril de 2009, e é o filme com maior sucesso comercial da carreira de Eastwood.



Diretor

Eastwood tem conquistado grandes elogios dos críticos como diretor. Seu primeiro trabalho foi no filme Play Misty For Me em 1971. Ele tentou dirigir um episódio da série americana Rawhide, mas seus pensamentos não combinavam com os do dono do estúdio, que acabou desistido da oferta. Eastwood tornou-se popular por dirigir grandes filmes de drama, tais como Os Imperdoáveis, Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro, Cartas para Iwo Jima, Um Mundo Perfeito e Flags of Your Fathers. No entanto, ele dirigiu longas em outros gêneros. Algumas de suas escolhas para dirigir um filme foram pessoais, outras comerciais.

Eastwood produziu a maioria de seus filmes, e destacou-se por quase todos serem de orçamento baixo. Ao longo dos anos, desenvolveu relações com outros diretores e produtores. Clint prefere trabalhar sempre com a mesma equipe de produtores, editores e técnicos. Tem uma longa relação com a Warner Bros., estúdio que financia a maioria de seus filmes. Mesmo assim, em 2004, Eastwood declarou ao The New York Times que tem certa dificuldade para fazer a Warner aceitar alguns de seus projetos, como aconteceu com Million Dollar Baby

Atualmente, aos 79 anos, Eastwood dirigiu o filme Invictus, com os atores Morgan Freeman e Matt Damon, até então, seu último filme como diretor.

Enquanto está dirigindo, Clint evita conversar, e somente usa as palavras "OK", "Ação" e "Corta"


Prêmios

OSCAR
Ganhou
2005 - Melhor Diretor - Menina de Ouro
2005 - Melhor Filme - Menina de Ouro
1995 - Prêmio Irving G. Thalberg - honorário
1993 - Melhor Diretor - Os Imperdoáveis
1993 - Melhor Filme - Os Imperdoáveis
1993 - Melhor Ator - Os Imperdoáveis

Indicações
2007 - Melhor Filme - Cartas de Iwo Jima
2007 - Melhor Diretor - Cartas de Iwo Jima
2005 - Melhor Ator - Menina de Ouro
2004 - Melhor Diretor - Sobre Meninos e Lobos
2004 - Melhor Filme - Sobre Meninos e Lobos


GLOBO DE OURO
Ganhou
2005 - Melhor Diretor - Menina de Ouro
1993 - Melhor Diretor - Os Imperdoáveis
1989 - Melhor Diretor - Bird
1998 - Prêmio Cecil B. DeMille

Indicações
2010 - Melhor Diretor - Invictus
2009 - Melhor Trilha Sonora - A Troca
2009 - Melhor Canção Original - Gran Torino
2008 - Melhor Trilha Sonora - Grace is Gone (2007)
2008 - Melhor Canção Original - Grace is Gone (2007)
2007 - Melhor Diretor - A Conquista da Honra
2007 - Melhor Diretor - Cartas de Iwo Jima
2005 - Melhor Trilha Sonora - Menina de Ouro
2004 - Melhor Diretor - Sobre Meninos e Lobos


BAFTA
Indicações
2009 - Melhor Diretor - A Troca
1993 - Melhor Filme - Os Imperdoáveis
1993 - Melhor Diretor - Os Imperdoáveis


CÉSAR
Ganhou
2006 - Melhor Filme Estrangeiro - Menina de Ouro
2004 - Melhor Filme Estrangeiro - Sobre Meninos e Lobos
1998 - Prêmio honorário

Indicações
1996 - Melhor Filme Estrangeiro - As Pontes de Madison
1989 - Melhor Filme Estrangeiro - Bird


PRÊMIO BODIL
Ganhou
2008 - Melhor Filme Americano - Cartas de Iwo Jima

Indicações
2004 - Melhor Filme Americano - Sobre Meninos e Lobos


FESTIVAL DE CANNES

Ganhou
2008 - Palma de Ouro em homenagem à carreira
2003 - Golden Coach - Sobre Meninos e Lobos

Indicações
2008 - Palma de Ouro - A Troca
2003 - Palma de Ouro - Sobre Meninos e Lobos
1990 - Palma de Ouro - Coração de Caçador
1988 - Palma de Ouro - Bird
1985 - Palma de Ouro - O Cavaleiro Solitário


FESTIVAL DE VENEZA
Ganhou
2002 - Future Film Festival Digital Award - Dívida de Sangue
2000 - Leão de Ouro em homenagem à carreira


SATELLITE AWARDS
Ganhou
2007 - Melhor Trilha Sonora - Grace is Gone (2007)
2006 - Melhor Diretor - A Conquista da Honra

Indicações
2006 - Melhor Trilha Sonora - A Conquista da Honra
2004 - Melhor Diretor - Sobre Meninos e Lobos



É prêmio que não acaba mais...

Bem, depois de tudo isso acho que ficou meio que redundante falar mais alguma coisa desse gênio né?? E parece que 2013 vem mais por aí... Só aguardar!


Um comentário:

  1. Um grande ícone do cinema e dos poucos que conseguiu fazer a perfeita transição para o cinema, com um sucesso ainda maior.

    ResponderExcluir