segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Coppola, O Poderoso...


Não é de costume do Cinéfilos fazer post dedicado a apenas um filme ou um ator, porém, procurei fazer algo diferente, e homenagear e relembrar uma grande trilogia e seus atores que fizeram história.

Quando se fala de filmes que marcaram época, um dos principais que vem à cabeça é O Poderoso Chefão. Quando se fala de grandes atores, logo vem à cabeça Al Pacino. E não podia ser diferente, a junção de um filme incrível com um grande ator, resultado disso, foi o sucesso da trilogia.



O PODEROSO CHEFÃO



Al Pacino, Andy Garcia e Robert De Niro são 3 excelentes atores. Porém, os mais novos e talvez aqueles que gostem apenas de filmes atuais não devem nem imaginar de onde vem essa "fama" dessa grande trinca de atores. Após acompanhar a trilogia de O Poderoso Chefão você consegue finalmente entender o porquê do sucesso desses três.

Provavelmente os cinéfilos de plantão já estão cansados de ouvir falar desses três atores e principalmente de O Poderoso Chefão, porém, como o blog não é apenas para os mais cinéfilos, mas também para um simples amante da sétima arte, esse será um post especial, tentando agradar a todos os leitores.





Extraordinário filme de Francis Ford Coppola, rodado nos anos de 72, 74 e 90, O Poderoso Chefão veio para marcar uma era e gravar seu nome na história.

Al Pacino está simplesmente incrível! Conseguiu se consagrar com participações extraordinárias, principalmente em suas atuações épicas no segundo e terceiro filme um poderoso mafioso italiano que teve início com Marlon Brando. Com a morte de Don Corleone (Brando) e a consequente morte de seu possível sucessor que seria Sonny, filho mais velho de Corleone, Michael, seu filho mais novo, assume o poderoso título. A partir daí dá-se início a uma era de muito poder, consequentemente, surge muita traição e desafetos, gerados pela ganância. Porém, Michael não deixa barato, um dos que sente na pele é seu próprio irmão, Fredo, que é morto amando de Michael Corleone após traí-lo.

Robert De Niro tem uma participação pequena, porém muito importante. Na segunda parte de O Poderoso Chefão, De Niro interpreta Vito Corleone jovem (Marlon Brando), mostrando desde o seu início na Itália, onde teve sua família assassinada, até sua chegada aos Estados Unidos, onde começou, primeiramente, matando o assassino de sua família, e aos poucos ao lado de seus amigos a eliminar seus desafetos e a se dar bem. Aos poucos foi conquistando a confiança de sua vizinhança e fazendo favores a todos. Logo, controlou os negócios ilegais na Nova York dos anos 40 e 50, em constantes conflitos com outras famílias, se tornando o poderoso e temido Don Corleone.

Andy Garcia rouba a cena no terceiro filme interpretando Vicent, sobrinho de Michael Corleone (Pacino), assumindo o "papel" e "status" de Don Corleone. Após Michael passar mal e ser internado por problemas com diabetes, ele começa a ensaiar a idéia de seu sobrinho, Vicent, ocupar seu posto, mas primeiro o coloca como seu braço direito e procura acabar com seus últimos desafetos, entre eles, um dos mais poderosos, o Vaticano. Porém, o plano não sai como o esperado e numa tentativa de asassinato à Michael, sua filha, Mary acaba morrendo. Neste momento, Vicent já é seu sucessor, se tornando Don Vicenzo Corleone, sendo assim, o último Corleone no poder.


Acompanhe abaixo algumas curiosidades sobre as gravações e tudo o que rolou durante a trilogia...


Curiosidades

· Brando colocou pedaços de queijo na boca em seu teste para caracterizar-se como Don Corleone.

· A responsável pela edição de todos os testes foi Marcia Lucas, esposa de George na época.

· Centenas de milhares de dólares foram gastos em testes para o papel principal de O Poderoso Chefão. Todo esse valor poderia ter sido poupado se os produtores tivessem acatado a sugestão inicial de Coppola, Al Pacino, que acabou ganhando o papel.

· Francis Ford Coppola carregava por toda a parte, em uma bolsa reforçada, um fichário contendo todas as páginas comentadas por ele do livro de Mario Puzo: Poderia ter feito o filme só com ele, afirma.

· Outra das manias de Coppola é utilizar membros de sua família em todos os filmes da saga. O maestro responsável pela regência da trilha sonora inesquecível (criada por Nino Rota) é Carmine Coppola, pai de Francis e de Talia Shire (irmã de Coppola que interpreta Connie Corleone). A mãe do diretor aparece como figurante em diversas cenas, bem como os filhos e primos do cineasta. Um filme sobre famílias deve ser feito por uma, disse o cineasta.

· Todas as cenas envolvendo música ao vivo possuem músicos de verdade tocando. Nunca é utilizado playback. Coppola acredita que com isso melhora o ânimo dos atores.

· A cabeça de cavalo na cena na mansão do produtor de Hollywood é real. Foi conseguida em uma fábrica de rações para animais.

· Os tomates da antológica cena com Marlon Brando tiveram que ser importados - mais um gasto supérfluo de acordo com os produtores.

· Há milhares de detalhes ínfimos em toda a produção. Podemos encontrar desde os pára-choques dos carros da época (feitos de madeira, não de cromo), os adesivos de cota permitida de combustível no vidro dos automóveis até a cor das embalagens de comida chinesa do período retratadas de maneira muito fiel.

· A utilização do título O Poderoso Chefão - PARTE II, foi bastante ousada para a época, pois nenhuma continuação recebia um número após o nome, fato tão comum hoje em dia.

· A segunda parte da saga teve uma pré-estréia desastrosa. Ninguém entendeu o vaivém através do tempo e todos os presentes reclamaram que era muito confuso. Com apenas mais duas semanas até que o filme entrasse em cartaz, Coppola e o editor Walter Murch reduziram o número de cenas entrecortadas de 20 para apenas 12, tornando-o um sucesso imediato.

· No final do segundo filme há uma cena de flashback, em que toda a família está reunida para celebrar o aniversário de Don Vito. Durante as gravações desta cena, Marlon Brando não apareceu, como era o combinado. A solução foi fazer com que todos estivessem esperando ele chegar em casa numa festa surpresa. A seqüência é impressionante, pois mesmo sem Brando, Coppola consegue transmitir sua presença, apenas com o suspense de sua chegada.

· É dito que Com Coppola, o roteiro é como um jornal. Todo dia há um novo.

· Para o papel de Vincent (Andy Garcia), os produtores testaram Silvester Stallone e John Travolta.

· Por ironia do destino, o mesmo Coppola que ia ser substituído no primeiro filme por um diretor de ação, em Poderoso Chefão III teve que minimizar a violência a pedido dos produtores por causa da censura.


Existem muitas resenhas sobre essa trilogia, porém são sempre das formas mais tradicionais, abordando sempre a história passo a passo de cada filme, um por um. Através desse texto tentei mesclar e "linkar" a história de três filmes em apenas uma, pois é uma trilogia, ou seja, apenas uma história, uma sequência. E, principalmente, evidenciar e caracterizar 3 ícones do cinema mundial, AL PACINO, ROBERT DE NIRO E ANDY GARCIA!!!

Quem ainda não viu esta poderosa trilogia, eu recomendo!!! Não se assuste com o tempo de duração, pois eu garanto, vale a pena cada minuto!!!


10 comentários:

  1. Trilogia inesquecível. O 3º filme foi muito criticado, mas eu gosto dele também. A estreia da diretora Sofia Coppola como atriz.

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto do 3º tb... Apesar de possuir menos violència devido às críticas da época, mostra um lado de Michael mais humano q nós não conhecíamos, c algumas cenas marcantes!

    ResponderExcluir
  3. Poderoso Chefão é um daqueles tipos de filmes que possui tantas cenas boas que é meio difícil escolher qual a melhor, mas separo três que são realmente marcantes.
    A Primeira vez de Michael: Talvez uma das melhores cenas de todos os tempos, pois a cena é tão cheia de tensão que sabemos muito bem o que está passando na cabeça de Michael, pois não é fácil matar alguém pela primeira vez na vida, e isso, Al Patino passa muito bem para quem está assistindo. A cena do restaurante é inesquecível.
    A morte de Sony: Talvez a melhor cena de morte em tiroteio desde Meu Ódio Será Tua Herança. Eu acredito que foi apartir desse ultimo e o Poderoso Chefão que as cenas que as pessoas são mortas metralhadas se tornaram mais realistas, pois antes em filmes de faroeste, por exemplo, o cara levava um tiro e sangue nenhum se via na roupa.
    A morte de Don Vito : Nem emboscada nem nada, a morte do Chefão foi tranqüila brincando com o seu neto na plantação de laranjeiras. Uma cena simples, mas tocante que representa um homem que passou por tudo e a todos para defender o que era para ele o mais importante, sua família. Mesmo em cenas simples como essa, Marlon Brando esbanja talento de sobra.
    RESUMINDO: Ainda vai chegar o dia que esse filme ficara em primeiro lugar na lista dos melhores de todos os tempos. Nada contra Sr Kane, mas todo reino tem o seu fim.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da trilogia, mesmo do ml recebido 3º episódio, posição da crítica e de alguns espectadores que acho injusta. O filme não tem o poder dos outros dois mas é bom a seu modo, seguindo o avanço do "tempo cinematográfico"...

    MARAVILHOSA postagem sobre essa Trilogia Toda Poderosa!

    ResponderExcluir
  5. Esse eu gosto tanto que comprei o box da trilogia. Excelente post.

    Abç.

    ResponderExcluir
  6. Vlw galera... Realmente, faço minhas as últimas palavras do Marcelo, todo reino tem seu fim Sr. Kane. Essa trilogia está à frente de Cidadão Kane!!!

    Filme clássico, cenas clássicas,... PERFEITA TRILOGIA!!!

    ResponderExcluir
  7. Cara, MUITO BOM o post! Sou fan declarado do Coppola! Tu colocou algumas informações e curiosidades ai q eu nao sabia! Show de bola o blog irmao! abraçoo!

    ResponderExcluir
  8. Uma trilogia perfeita. Prefiro o segundo, mas todos os 3 são ótimos.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  9. Tenho a imensa falta de vergonha na cara de vir aqui pedir INFINITAS DESCULPAS para todos, pois não vi nenhum dos filmes até hoje kkkk.
    Mas estou para resolver este problema, comprando mais um item pra minha coleção de edições especiais em Blu-ray, que é justamente o "The Coppola Restoration".

    E sejamos sinceros, esse filme não tinha como não ser um sucesso DUCARAY, tendo Marlon FUCKING Brando em um dos papéis mais lembrados da história do cinema.

    Cara, parabéns MESMO por este post. Deu até orgulho hahahahha.
    Mais sucesso pra ti!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Q vergonhaaa!!! rs... Mas ta tranquilo, esses dias estão contados, assim q terminar a trilogia nós conversamos então... hehe.. IMPOSSÍVEL tu não gostar!!!

    Vlww msm parceiro pela força!!! quero só ser q nem vc qdo crescer po... hehehe...

    abss

    ResponderExcluir