quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rock ´n Roll...


Hoje, dia 13 de Julho, é dia mundial do Rock. Mais uma vez a pergunta paira no ar... Mas o que o Cinéfilos tem a ver com isso?? Bem, provavelmente o amante do cinema gosta, gostou ou pelo menos conhece um pouco da história do rock e suas bandas famosas e tradicionais... O Rock ´n Roll não é apenas um estilo musical, é um estilo de vida para muitos.

Em homenagem a este dia tão importante para a indústria fonográfica, e porque não, para o mundo todo, trarei abaixo um top 10 criado por mim baseado em meu conhecimento e em pesquisas feitas, uma lista de filmes baseados e inspirados no mundo do Rock!!!!!


Mas antes, apenas fique por dentro de como foi criado este dia...


Em 13 de Julho de 1985, Bob Geldof orgabizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia, EUA. O objetivo principal era o fim da fome da Etiópia e contou com a presença de artistas como Te Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpious, U2, Paul McCarthney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.

Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.

Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.



Escola do Rock (2003)

Jack Black faz um músico fracassado que acaba indo dar aulas para crianças numa escola. Lá, começa a pilhar a molecada para montar uma banda da classe, prometendo levá-los ao palcos. No vídeo abaixo, ele ensina um aluno a tocar "Touch Me", do The Doors.


Sabes o que Quero (1956)

Um dos primeiros filmes a usar o rock'n'roll como trilha e traz o som de pioneiros como Little Richard e Eddie Cochran. A atriz principal é Jayne Mansfield, pin-up de seios fartos que rivalizava com Marilyn Monroe como símbolo sexual máximo dos anos 50. Ela faz o papel de uma aspirante a cantora que deixa os homens com torcicolo quando passa.


Footloose – Ritmo Louco (1984)

Por falar em transgressor que tal uma cidade onde o ato de dançar foi banido? É este o cenário que o personagem de Kevin Bacon encontra. Ele fará de tudo para mudar isso e organizar um baile de formatura. Uma comédia musical que virou um clássico do tempo em que a Sessão da Tarde passava filmes legais.


Tenacious D - Uma Dupla Infernal (2006)

Na ensolarada Venice Beach, Califórnia, a história do rock começa a mudar para sempre quando um jovem e inexperiente fã chamado JB (Jack Black, de "King Kong") conhece um sujeito preguiçoso de nome KG (Kyle Gass). Os dois se tornam amigos quase instantaneamente e juntos formam o seu próprio grupo, o Tenacious D. apesar de ter apenas dois integrantes, o título de "maior banda de rock do mundo" se torna a sua maior obsessão. E para transformar o seu sonho em realidade, eles precisam obter o item supremo: uma palheta de guitarra mágica que é mantida em segurança num imponente museu do rock & roll.



The Wall (1982)

A obra-prima do Pink Floyd, mais precisamente Roger Waters, virou um grandioso filme com uma trilha precisa e uma história bem trabalhada. Bob Geldof (ele mesmo, do Live Aid) interpreta Pink, o jovem rock star que vive uma trajetória conturbada numa sociedade mais conturbada ainda.


The Doors (1991)
A incrível história de Jim Morrison foi levada às telas pelo polêmico Oliver Stone, mas quem realmente rouba a cena é Val Kilmer. O ator interpreta Morrison com uma intensidade e verossimilhança poucas vezes vistas na história do cinema. O filme traça um panorama fiel e trágico do mito que foi o líder do Doors, além de trazer roteiro e direção de primeira linha. É pra pular e chorar.



Quase Famosos (2000)

É impossível assistir a Quase Famosos e ficar imune ao clima rock do filme. É inspirado na vida do repórter que acompanhou uma turnê do Led Zeppelin nos EUA. Mais uma vez Cameron Crowe leva para as telonas uma história incrível, misturando drama com muita música. Aqui, é a vez da banda fictícia Stillwater ser acompanhada em turnê pelo jovem Willian Muller, contratado da revista Rolling Stone para escrever uma matéria com os caras. Nesse caminho, muito sexo, drogas, conflitos, amores, descobertas e, claro, muito rock n roll. A trilha é simplesmente fantástica e conta com, além da própria Stillwater, nomes como Led Zepellin, Elton John, Nancy Wilson, The Who, David Bowie, Lynyrd Skynyrd e muitos outros. É rock pros olhos!



Rock Star (2001)

Em meio aos anos 80, Chris Coles (Mark Wahlberg) trabalha como vendedor em uma loja ao mesmo tempo em que é vocalista de uma banda cover de seu grupo de heavy metal predileto, o Steel Dragons. Até que sua vida muda por completo quando o vocalista da banda deixa o grupo e os demais integrantes o convidam para substituí-lo.




Detroit Rock City (1999)

Em 1978, quatro adolescentes embarcam numa louca aventura pelas estradas americanas rumo ao show de sua banda favorita, o KISS, na cidade de Detroit. Levados pela paixão pelo grupo de rock, nada poderá impedir o grupo de assistir o grandioso espetáculo.



The Wonders: o Sonho Não Acabou (1996)

Levou ao público as lindas pernas de Liv Tyler e o talento dramático de Tom Hanks, num filme que misturou muita emoção na ascensão e queda de uma banda de rock. A banda fictícia, The Wonders, fez sucesso mundial com a grudenda “That Thing You Do”.



Quanto Mais Idiota Melhor (1992)


É um filme americano de comédia, estrelado pelos comediantes Mike Myers, como Wayne Campbell, e Dana Carvey, como Garth Algar. No filme, os dois são donos de um programa de televisão a cabo chamado "Wayne´s World", gravado em Aurora, Illinois. O filme é uma adaptação de uma esquete com mesmo nome do programa Saturday Night Live, da NBC. A direção é de Penelope Spheeris, com Myers como co-roteirista.

O elenco do filme conta ainda com Rob Lowe, Tia Carrere, Lara Flynn Boyle, Brian Doyle-Murray, Robert Patrick, Ed O´Neill, Ione Skye, Chris Farley e os cantores Meat Loaf e Alice Cooper.



Espero que possa ter passado um pouco de conteúdo à vocês unindo filmes de muito bom gosto (na minha opinião) ao cenário do Rock, um dos mais famosos do mundo!!!

6 comentários:

  1. Faltou o primeiro e talvez o mais conhecido, o de Elvis Presley. O meu favorito é THE DOORS.
    Felipe, tô sentindo falta de seus comentários no blog...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Eh verdade, mto bem lembrado esse do Elvis...

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez se superando nos posts!!! Mto bommm!!! Continuo seguindo, acompanhando e compartilhando... vlw Felipe!

    ResponderExcluir
  4. Nem, eu não sou muito fã de Rock mas não posso negar a incalculável importância desse gênero musical para a indústria cinematográfica. E outra coisa, música também faz parte da cultura nerd/pop, portanto tem tudo a ver com o Cinéflios kkk.

    Abração fio!

    ResponderExcluir
  5. O rock não serve apenas como tema de filmes. Temos que lembrar que foram trilhas importantes para diversos gêneros de grandes obras.
    Alguns desses filmes, seja ele romance ou policial ou ficção, ficaram conhecidos por sua trilha sonora, que na grande maioria, foi um bom rock !!!
    Seria uma idéia de um post futuro, associar esses filmes as suas trilhas sonora.

    Abracao

    ResponderExcluir
  6. Com certeza... mto boa idéia! temos sempre q lembrar q trilhas sonoras q podem marcar um filme, uma era, uma década,... e definitivamente, o rock faz parte desse marco!

    Pode esperar q em breve teremos post relacionado...

    Abraçoo

    ResponderExcluir