terça-feira, 13 de março de 2012

Atores que se tornaram diretores


Um dos filmes lançados recentemente,
W.E. - O Romance do Século, tem uma peculiaridade. É dirigido por Madonna. A rainha do pop além de cantora e algumas tentativas como atriz, agora se dedica à carreira de diretora. Como o filme é recém lançado, ainda saberemos qual será sua repercussão. Sendo uma boa experiência ou não, fato é que já atraiu milhares de matérias de todos os tipos de mídia(internet, escrita, televisão,...)

Aproveitando esse gancho, aproveito para relembrar alguns atores/atrizes que se arriscaram no mundo da direção... Alguns dando certo, outros não...



Ben Stiller



Stiller é um bom diretor em seu próprio meio. Decidido a ser competente em seu ofício de fazer rir mesmo que seja por trás das câmeras o diretor apresentou bons trabalhos tanto em "O Pentelho"(Jim Carrey) quanto em "Trovão Tropical"(Robert Downey Jr.).




Sylvester Stallone


Stallone dirigiu apenas a série Rocky (com exceção do primeiro e do quinto filme), o último Rambo, Os Mercenários e o sofrível Os Embalos de Sábado a Noite Continuam, mas ele merece reconhecimento por ter assumido a responsabilidade por seus próprios personagens icônicos. Ainda que nenhum desses filmes tenha sido reconhecido pela crítica, o talento de Stallone para ressuscitar as próprias franquias é inegável. Ele certamente ainda entende seu público quando assume a cadeira de diretor, além disso, quem mais conseguiria fazer um típico filme de ação dos anos 80 em 2010?




George Clooney



Clooney dirigiu alguns filmes como "Confissões de Uma Mente Perigosa", "Boa Noite e Boa Sorte" e "O Amor Não Tem Regras". Os três são bons filmes mas "Boa Noite e Boa Sorte" é o que realmente mostra Clooney como um diretor de talento e personalidade. Controlando um elenco grande e heterogêneo, Clooney consegue grandes interpretações de um elenco consagrado, mas também inconstante.




Ben Affleck



Affleck dirigiu apenas dois filmes até o momento, mas ambos sensacionais. O mais impressionante do trabalho do diretor novato são os estilos de filmes escolhidos. "Medo da Verdade" apresenta a mão de um diretor experiente e que poucos reconheceriam como a estreia de um ator na direção. Seu trabalho seguinte "Atração Perigosa" é um thriller com bastante ação mas que se preocupa bastante com o desenvolvimento dos personagens. Em ambos os filmes os atores receberam indicações ao Oscar por suas interpretações (Amy Ryan em Medo da Verdade e Jeremy Renner em Atração Perigosa).




Kevin Costner



Ainda que Costner tenha feito dois filmes extremamente ruins (Waterworld e O Mensageiro) ele também fez dois filmes incríveis: Pacto de Justiça e Dança com Lobos. Mesmo tendo seu currículo manchado, Costner provou que quando está inspirado é capaz de combinar uma mão firme por trás das câmeras e uma presença talentosa na frente delas.




Mel Gibson



Mel Gibson é completamente insano e isso pode ser comprovado sem problema algum em uma rápida pesquisa pela internet. Porém ele também é um grande diretor e tem um Oscar para provar. Ele teve uma estreia decente com O Homem Sem Face e se superou em Coração Valente, o polêmico A Paixão de Cristo e Apocalypto.




Woody Allen


Woody Allen sempre caminhou paralelamente entre atuação e direção. Apesar de sempre interpretar o mesmo papel – dele mesmo –, e em seus filmes, Allen já at...

Woody Allen sempre caminhou paralelamente entre atuação e direção. Apesar de sempre interpretar o mesmo papel – dele mesmo –, e em seus filmes, Allen já atuou e dirigiu mais de 30 longas, entre eles: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa; Os Trapaceiros; Crimes e Pecados; Bananas; entre outros.





Charles Chaplin



O ícone das telas também era um diretor prolífico e dirigiu todos os seus maiores sucessos. Ele é lembrado como um diretor perfeccionista e que costumava filmar centenas de takes até acertar a cena.





Clint Eastwood
Clint Eastwood poderia ter terminado sua carreira como um ícone das telas lembrado por suas performances marcantes em filmes diversos. Porém o bom e velho Clint decidiu que dirigir filmes também entraria em seu cúrriculo e ele começou com "Perversa Paixão", mas foi em "O Estranho Sem Nome" que Eastwood mostrou que tinha talento. Desde então ele nos presenteou com obras como: "Coração de Caçador", "Os Imperdoáveis", "Um Mundo Perfeito", "As Pontes de Madison", "Cowboys do Espaço", "Sobre Meninos e Lobos", "Menina de Ouro", "Cartas de Iwo Jima", "Gran Torino" e "Invictus". Eastwood foi indicado ao Oscar de melhor diretor quatro vezes ganhando por "Os Imperdoáveis" e por "Menina de Ouro".




Atores brasileiros também viram diretores...


Selton Mello



Por que não lembrar de um GRANDE ator brasileiro também que teve suas arriscadas (recentemente) no mundo da direção?? Um dos filmes brasileiros mais vistos nos cinemas brasileiros recentemente foi “O Palhaço”, que conta a história de um artista circense em dúvida sobre sua vocação e seu talento para entreter o público.

Aclamado também pela crítica, ele pode marcar uma guinada na carreira do seu protagonista, Selton Mello, que além de brilhar na frente das câmeras, dirige a obra e vem colecionando elogios por seus dois papéis à frente do filme, mais calorosos que sua primeira experiência atrás das câmeras (“Feliz Natal”, de 2008).

O talento de Selton Mello como ator já é bem conhecido. Seu currículo inclui carismáticos personagens lembrados até hoje, como o excepcional Emanuel, da novela “A Indomada”, de 1997, e o contador de causos Chicó, do filme “O Auto da Compadecida”, de 2000.

Agora, com “O Palhaço", Selton quer provar que também pode encantar o público coordenando o trabalho de um elenco inteiro e guiando a produção de um filme. Vários atores já encararam esse mesmo desafio.



Atrizes também viram diretoras...


Drew Barrymore


Drew Barrymore começou cedo e passou por diversas dificuldades na carreira. Com 11 meses já estava em comerciais, com cinco anos já em filmes e com sete já...

Drew Barrymore começou cedo e passou por diversas dificuldades na carreira. Com 11 meses já estava em comerciais, com cinco anos já em filmes e com sete já participava de uma mega produção de Steven Spielberg. Em 2009, com 34 anos, ela estreou na direção de Whip It. O filme conta a história de Bliss Cavendar (Ellen Page), uma jovem de 17 anos que, para fugir do tédio e contrariar a mãe, entra para uma equipe de patinadoras que disputa um violento campeonato.



Sofia Coppola


Sofia Coppola começou sua carreira ainda bebê, fazendo participações nos filmes de seu pai, como o clássico Poderoso Chefão, que fez com apenas um ano. Em ...

Sofia Coppola começou sua carreira ainda bebê, fazendo participações nos filmes de seu pai, como o clássico Poderoso Chefão, que fez com apenas um ano. Em 1984, aos 13 anos, participou de Frankenweenie, de Tim Burton, o primeiro filme que não estava associado ao seu pai. Em 1998, dirigiu seu primeiro filme: Lick the Star. No ano seguinte, foi a vez de Virgens Suicidas. Em 2003, dirigiu Encontros e Desencontros, filme bem aclamado pelo público e pela crítica.




7 comentários:

  1. Muito bom, amigo Felipe! Só te esqueceste de dizer duas coisas, meu caro: que a Sofia Coppola não tinha outra opção a não ser esta, como diretora, uma vez que é péssima atriz (vide sua sofrível atuação em "O Poderoso Chefão parte III"); e que Ben Stiller dirigiu um drama bem interessante em sua estreia como diretor - "Caindo na Real", que eu recomendo!

    E os Morcegos têm postagem nova: apareça! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A única atuação em Godfather III q deixou a desejar foi a dela msm... Mto bem lembrado sobre Caindo na Real, apesar de não achar nada demais o filme, mas foi uma bela direção!

      Excluir
  2. Muito bem lembrada esta tua postagem Felipe.Já sabia de todos,mas foi ótimo relembra-los da maneira que explanastes o assunto.Não conhecia teu espaço,gostei demais.Meu grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. "Caindo na Real" é bem bacana, rapaz, deixe de amargura! É redondinho e tem bom elenco: serviu para aquele momentos dos anos 90, na subcategoria "adultos que não souberam crescer". E corra aos Morcegos, que tem Cinema por lá também! Abraço, meu caro!

    P.S.: relendo teu ótimo post, concordo com você quanto a "Boa noite, boa sorte" - excelente filme!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que estes atores/diretores estão indo do razoável ao muito bom. Bela poestagem!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dos filmes desses atores que se tornam diretores, apesar da maioria deles ser muito criticada, como a Madonna. Mas alguns tem até mais sucesso nessa segunda profissão.

    ResponderExcluir