segunda-feira, 19 de março de 2012

Aniversariante do dia...


Dia 19 de Março, dia em que se comemora o aniversário de alguns grandes artistas, entre eles Bruce Willis e Glenn Close. Resolvi destacar essa segunda... Pois devido ao enorme sucesso e uma demonstração de versatilidade e superação, fez brilhantemente o papel de um MORDOMO em seu mais recente filme, em que concorreu ao Oscar como melhor atriz. Estou me referindo ao filme ALBERT NOBBS, e claro que estou falando de...



GLENN CLOSE




Nome: Glenn Close

Nascimento: 19 de Março de 1947

Local: Greenwich, Connecticut. USA


Glenn Close foi criada na África, no Congo belga, e na Suíça, onde seu pai atuava como médico. De volta à sua cidade natal, ela participa do grupo de teatro de sua escola. Após sua formatura, ela integra a companhia de teatro New Phoenix Repertory Company, em Nova Iorque, e dá início a uma longa carreira nos palcos da Broadway, durante os anos 1960 e 1970.


Glenn Close, ao 65 anos, é uma atriz americana. Estrelou diversos clássicos do cinema, mas ficou profundamente marcada como a marquesa Isabelle de Merteuil, na adaptação de Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons) feita em 1988. Nesta ocasião, perdeu o Oscar de Melhor Atriz surpreendentemente para Jodie Foster (Acusados), fato que foi considerado, por alguns, como uma das grandes injustiças já cometidas pela Academia.


Como tudo começou

Iniciou sua carreira em 1979, trabalhando nos telefilmes Too Far to Go e Orphan Train. Estreou no Cinema em grande estilo, já sendo indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu primeiro papel em O Mundo Segundo Garp, em 1982. Na obra de George Roy Hill, ela trabalhou ao lado de Robin Williams e Jessica Tandy. Importante destacar, mais por curiosidade, a interpretação de Close como mãe de Williams (sendo que é apenas 4 anos mais velha que o ator).


A Afirmação

Depois da ótima repercussão de sua estréia, Glenn Close estrelou o clássico The Big Chill (O Reencontro), de Lawrence Kasdan e conquistou sua segunda indicação ao Óscar, também como Melhor Atriz (coadjuvante/secundária).

Em 1984, Glenn Close trabalhou com Christopher Lambert no filme Greystoke (Greystoke - A Lenda de Tarzan, O Rei da Selva). Contudo, a atriz não aparece em cena. Seu trabalho foi dublar a voz da personagem de Andie MacDowell. Foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme The Natural, estrelado por Robert Redford. No ano seguinte, trabalhou no suspense O Fio da Suspeita, de Richard Marquand (O Retorno de Jedi), em que divide os créditos com Jeff Bridges.


O Auge

Seria em 1987 que Glenn Close atingiria o auge de sua popularidade e do sucesso de crítica, ao protagonizar cenas antológicas no indicado a 6 Oscar, Fatal Attraction (Atração Fatal), do diretor Adrian Lyne, o que lhe rendeu sua primeira indicação ao prêmio da Academia de Hollywood na categoria de Melhor Atriz. Para se consagrar definitivamente, Close assumiu o papel principal no clássico Dangerous Liaisons (Ligações Perigosas), de 1988, e causou comoção na crítica especializada devido sua interpretação da Marquesa de Merteuil. Fatos já citados anteriormente a respeito desta trama.



No drama Reversal of Fortune (O Reverso da Fortuna), de 1990, Close interpreta Sunny von Bülow, uma milionária que entra em coma irreversível e é alvo do suposto interesse de seu marido em sua fortuna. O personagem de Jeremy Irons (que ganhou o Óscar de Melhor Ator por este filme) é acusado de tentar matá-la e contrata um advogado para conseguir provar sua inocência. Glenn Close também é a narradora da história.

No decorrer da década de 90, trabalhou com diretores como Steven Spielberg (em Hook - A Volta do Capitão Gancho, de 1991) e Ron Howard (no filme O Jornal, de 1994). Também estrelou, ao lado de Meryl Streep e Winona Ryder, a super-produção A Casa dos Espíritos, de 1993.

Apenas no ano de 1996, Glenn Close esteve presente em três sucessos de público e crítica: trabalhou novamente com Stephen Frears em O Segredo de Mary Reilly; foi dirigida por Tim Burton em Marte Ataca!, dividindo a cena com Jack Nicholson, e marcou o imaginário do público infantil com a produção da Disney 101 Dalmatas, no papel da vilanesca Cruela DeVil. Este papel lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Comédia/Musical.

A partir daí, diminuiu seu ritmo de trabalhos em Hollywood e estrelou longas menores, como Um Canto de Esperança (1997), A Fortuna de Cookie (de Robert Altman, 1999), Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela (2000), e The Stepford Wives (Mulheres Perfeitas, 2005).


Novas aventuras

Os anos 2000 marcam a presença da atriz em seriados de televisão, como The West Wing (2004), The Shield (2005) e Os Simpsons (2008). Por causa do sucesso de seu personagem em The Shield, a série ganha um spin off, Damages, em que Close interpreta o papel principal desde 2007.



Em 2012, ela obtém sua sexta indicação ao Oscar por Albert Nobbs, drama em que interpreta uma mulher obrigada a passar por um homem para conseguir um emprego na Irlanda do século XIX. A atriz já havia interpretado este personagem nos teatros no início de sua carreira e vinha lutando durante quinze anos para ver este papel transposto ao cinema, com um roteiro de sua própria autoria.


E mais uma vez perde a estatueta, dessa vez para Meryl Streep. Essa é uma das grandes atrizes que infelizmente não ganhou tantos prêmios quanto merecia, mas tenho certeza que não é essa ausência de umas míseras estatuetas que colocam em dúvida seu belíssimo trabalho, que nos surpreende cada vez mais!!!



PS. Quem sabe não teremos um post mais pra frente sobre Bruce Willis. Me desculpa Willis, mas hoje foi a vez dela...rs!


3 comentários:

  1. Houve uma pesquisa, que depois de Atração Fatal, o numero de traições diminuiu bastante, talvez com medo de dar de cara com uma doida varrida que nem ela.

    Nunca é demais poupar um coelhinho da panela!

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem a uma das maiores atrizes do Cinema mundial! Bravo! A você e a ela, que merece mesmo todas as suas palavras! Sem dúvida, como você disse no segmento "O Auge", Glenn marcou sue lugar para sempre na etérea memória dos grandes vilões de todos os tempos com "Atração Fatal" e "Ligações Perigosas"!

    Quanto ao Bruce, o cara também merece homenagens - não pelas mesmas razões que a Glenn Close, mas por ter-se tornado o novo John Wayne pós-anos 80 do Cinema!

    Abração e apareça (mesmo quando não tem Cinema, os Morcegos falam de outras presepadas culturalmente cinematográficas!)!

    ResponderExcluir