quarta-feira, 10 de agosto de 2011


Dos Quadrinhos às Telonas...


Ao longo dos últimos anos, a sétima arte vem recebendo constantemente adaptações das HQ´s... Todo mundo ao menos uma vez já leu uma história em quadrinho... Fizeram parte da infância de muita gente, e porque não, da fase adulta também...

Sejam vilões, mocinhos, super-heróis, animais,... não importa, as HQ´s estão presentes em nosso cotidiano. E, nos últimos anos, nas telonas!!!

As histórias em quadrinhos no Brasil começaram ainda no século XIX, com tirinhas publicadas em jornais conhecidas como "cartoons", charges ou caricaturas. No início do século XX, essas "tiras" começaram a receber suas próprias revistas. Durante a ditadura dos anos 60 as "tiras" ganharam muito mais peso e importância, devido sua forma de expressão.

Porém, as HQ´s predominantes nos Estados Unidos que contagiaram o Brasil e o resto do mundo foram as comics dos super-heróis!! Ao longo da história, foram surgindo vários personagens nos quadrinhos conquistando milhares de fãs e seguidores. Entre esses personagens temos o Super-Homem, Homem-Aranha, Lanterna verde, Thor, Quarteto Fantástico, X-Men, Mulher Maravilha, entre outros...

O primeiro grande filme de super herói originado das comics foi Superman, de 1978, com Christopher Reeve no papel principal, alem de Gene Hackman e Marlon Brando e trilha sonora de John Williams. Era importante impressionar de cara já que seria arriscado e foi um começo difícil, pois não havia como ter certeza se o gênero iria agradar, pois isso não havia sido testado com o grande público, alem de que ia sair caro dado que filmes de super heróis gastam bem com efeitos visuais. Mas o Super Homem era (e ainda é) o herói mais famoso da ficção, se tornando uma jogada de aposta para atrair publico. Assim sendo, o filme fez grande sucesso, eternizou Reeve no papel do homem de aço e gerou continuações e sinal verde para outras produções.



Além de Super-Homem outros sucessos nos anos 2000 vem fazendo sucesso e virando moda nas telonas por todo o mundo, abaixo listei alguns desses filmes... Uns agradaram a adaptação às telonas, outros nem tanto...




BATMAN



Criado em 1939 pela “DC ComicsBatman também conhecido com o Homem-Morcego é um dos super-heróis mais conhecido do mundo.

Primeiro filme do Batman foi lançado em 1989, dirigido por Tim Burton. Contando com um elenco de peso, Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basiger.

Diferente de muitos outros super-heróis, Batman não tem super poderes, para combater o crime, ele utiliza sua grande habilidade em artes marciais juntamente com equipamentos tecnológicos criados por ele próprio para se proteger, como exemplo podemos citar o “Batmóvel”.

Como identidade secreta Batman se esconde atrás do empresário bilionário Bruce Wayne que tem como perfil ser um playboy filantropo.

Quando criança Batman viu seus pais serem assassinados, isso levou Bruce Wayne a viajar pelo mundo tentando compreender a mentalidade dos criminosos, estudando artes marciais buscando uma perfeição física e intelectual.



HOMEM-ARANHA


A primeira aparição do Homem-Aranha foi no ano de 1962 na revista “Amazing Fantasy #15”. Um ano depois o Peter Parker já tinha sua própria revista mensal.

O primeiro filme foi lançado nas telonas em 2002. estrelado por Tobey Maguire. Direção de Sam Raimi.

Órfão desde pequeno o jovem Peter foi criado por seus tios Ben e May Parker. Peter era um jovem muito inteligente mais não muito popular entre seus amigos e sempre foi motivo de gozações na escola, durante um experimento Parker acabou sendo mordido por uma aranha que tinha sido bombardeada com altíssimas doses de radiação. A partir deste dia Peter começou a ter os mesmos poderes de um aracnídeo, ele podia: saltar, se tornou mais forte e podia pressentir quando o perigo o rodeava.

Após se familiarizar com seus novos poderes Peter Parker resolveu se apresentar na TV com o nome fictício de “O espetacular Homem-Aranha”. Certo dia após o termino do programa Peter vê um assaltante fugindo mais não o detém, pois diz que tal não é sua função. Horas depois quando chega em casa, Peter descobre que seu tio Ben foi assassinado e corre para pegar o assassino, ao pega-lo descobre que o assassino de seu tio foi o mesmo que ele deixou escapar no estúdio de TV. Neste dia Peter descobre de um jeito muito cruel que grandes poderes, vêm com grandes responsabilidades.

Peter Parker nunca teve uma vida fácil, o editor do jornal Clarim Diário, J. Jonah Jamenson sempre jogou a opinião pública contra Parker fazendo assim com que muitas pessoas considerassem o Homem-Aranha um bandido ao invés de um herói. Além da perseguição deste e de outros jornais Peter ainda tinha que lidar com a saúde frágil de sua tia e problemas financeiros. Mesmo com todos esses problemas que de certa forma dão um ar de “humanidade” ao nosso herói Parker nunca abriu mão de lutar contra o crime.




HULK



O incrível Hulk” é um dos personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos, criado em 1962 por Jack Kirby e Stan Lee, o quadrinho atingiu sucesso mundial.

O primeiro filme de Hulk foi um fiasco. Lançado em 2003, estrelado por Eric Bana e Jennifer Connelly, não agradou nem à crítica nem a seus fãs. Mas o segundo filme trazendo no título seu nome original, O Incrível Hulk, fez muito sucesso, lançado em 2008, estrelado por Edward Norton e Liv Tyler, com direção de Louis Leterrier.

O nome verdadeiro do Incrível Hulk é “Dr. Robert Bruce Banner”. Robert era um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante testes de uma bomba desenvolvida por ele.

Devido ao acidente com a radiação Hulk foi condenado a compartilhar sua vida com seu lado mais obscuro, sempre quando sentia raiva o Dr. Robert se transformava num gigante monstro verde com força inimaginável.

Um fato interessante é que o Incrível Hulk deveria ser “cinza” mais como a gráfica não conseguia achar o tom de cor ideal ele acabou saindo meio esverdeado na hora da impressão se transformando no Hulk que nós conhecemos.

Outra curiosidade é que o Hulk só se transformava à noite, e com o passar do tempo isso foi mudado de modo que ele passou a se transformar a qualquer hora do dia.



X-MEN


Um dos maiores sucessos da empresa “Marvel Comics” criado no ano de 1962 X-Men conta a história de mutantes (seres humanos que nasceram com poderes incomuns considerados por alguns uma evolução da humanidade e por outros uma aberração da natureza).

Primeiro filme lançado em 2000, dirigido por Bryan Singer. Estrelado por Patrick Stewart, Hugh Jackman e Halle Barry.

Os X-Men formam uma equipe de mutantes bem intencionados que utilizam seus poderes especiais para lutar contra outros mutantes que utilizam seus poderes para fazer o mau.

Para combater os mutantes malignos os X-Men contam com alguns personagens principais, liderados pelo Professor Charles Xavier, são eles: Ciclope, Wolverine, Tempestade, Jean Grey, entre outros. O principal inimigo dos X-men é conhecido como Magneto, ele tem o poder de controlar tudo quanto é metal tendo assim um poder inimaginável.





QUARTETO FANTÁSTICO





Criado durante a década de 1960 por Stan Lee e Jack Kirby o HQ Quarteto Fantástico também obteve um bom sucesso virando desenho animado e por fim invadindo as telonas do cinema.

A história do quarteto dá-se inicio numa viagem espacial onde o quarteto recebe poderes excepcionais após serem expostos a radiação cósmica.

Os personagens do quarteto são conhecidos como:

Senhor Fantástico – É capaz de se esticar e de contrair o seu corpo em qualquer forma além de possuir um QI acima do normal.

Mulher Invisível – Além de poder ficar invisível, ela também pode criar um campo invisível ao redor de seu corpo ou de um local específico.

Tocha Humana – É capaz de gerar, controlar e absorver o fogo. Além disso ele também pode voar e transformar seu corpo em fogo.

O Coisa – O coisa é um “monstro de pedra” ele é resistente como uma rocha e tem uma força acima do normal.

Primeiro filme lançado em 2005, dirigido por Tim Story. Estrelado por Jessica Alba e Chris Evans.





HOMEM DE FERRO





Tony Stark, o Homem de Ferro, é um cientista e empresário genial, formado com Ph.D. em física e engenharia elétrica pelo MIT. Nunca faltou dinheiro para seus projetos, pois, herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando este faleceu em um acidente. Dada a sua juventude, criou para si um estilo playboy bilionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes. Após um acidente numa armadilha no Vietnã, Stark permaneceu com alguns estilhaços da bomba em seu coração. Acabou criando um mecanismo que o mantivesse vivo, consequentemente suas energias aumentaram e criou uma armadura com armas secretas.

Seu primeiro filme foi lançado em 2008, estrelado por Robert Downey Jr. Com direção de Jon Favreau.



THOR



Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby no ano de 1962, Thor é um personagem de HQ baseado no Thor da mitologia nórdica.

Thor é o príncipe de um mundo que fica em outra dimensão. Thor é virtualmente um Deus de outra realidade, portanto possui poderes inimagináveis, talvez seja esse o super-herói mais forte de todos. Dentre seus poderes Thor possui força e velocidade sobre-humana, imortalidade, pode gerar tempestades, pode controlar o tempo, e ainda conta com o Martelo de Thor. Será que algum herói conseguiria vencer Thor numa batalha?

Teve seu primeiro filme lançado esse ano, 2011. Estrelando o novato Chris Hemsworth e Natalie Portman. Dirigido por Kenneth Branagh e Joss Whedon.



CAPITÃO AMÉRICA


O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo norte-americano, os quais foram apresentados ao mundo pelas companhias de Histórias em Quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas caiu na obscuridade após o fim do conflito.

O filme foi lançado em 2011, estrelado por Chris Evans, com direção de John Johnston.



LANTERNA VERDE



O personagem Lanterna Verde foi criado por Martin Nodell e Bill Finger no ano de 1940. Por algum tempo Lanterna Verde foi conhecido no Brasil como Sentinela.

O Lanterna Verde atual foi reformulado na década de 60, em seu RG seu nome consta como Hal Jordan, membro fundador da Liga da Justiça.

Nos desenhos mais atuais Hal Jordan foi substituído por John Stewart. John era como um substituto de Hal, caso ele não pudesse mais exercer seu papel de super-herói.

Lanterna verde conta com diversos poderes excepcionais, entre eles podemos citar: voar com velocidade incrível e traduzir automaticamente cada língua conhecida no universo. Lanterna Verde também conta com um anel que além de lhe dar proteção pode criar objetos com energia verde que funcionam como suas exatas duplicatas reais.

Filme já foi lançado nos EUA no dia 17 de Junho, e tem data prevista para lançar dia 19 de Agosto no Brasil.


A EXPECTATIVA AINDA É GRANDE EM CIMA DAS HQ´S... AINDA VEM POR AÍ MAIS CONTINUAÇÕES DE WOLVERINE, HOMEM-ARANHA, BATMAN,..... E OS VINGADORES!!!!

3 comentários:

  1. Pois é, muuuitos filmes fazendo adaptações de HQs. E sem contar esses mais "mainstream", ainda temo (ótimas) adaptações como Hellboy, Constantine (Hellblazer), Justiceiro e outros.

    MUITO bom esse post cara, deixa uma noção exata pra que estiver chegando nesse mundo agora!
    Abração fio!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, ainda tem outros vários filmes originados das HQ´s!!!

    Valeww parceiro!!

    Abraçãoo

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem, Felipe... Como sempre, fico com X-Men...
    Abração

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir