domingo, 24 de julho de 2011

FINAL DE SEMANA = ESTRÉIAS......


Chega às telonas desse final de semana um filme muito aguardado por todos os brasileiros, Assato ao Banco Central. Acho que essa espera não é simplesmente pela expectativa em saber se será um grande filme, mas sim pelo fato deste acontecimento de 2005 ter chocado todos nós brasileiros, e 6 anos depois termos a oportunidade de relembrarmos esse fato através da ficção, com a expectativa de como será essa adaptação...
Além desta estréia, outro filme chegando é A Inquilina, vale a pena ficar de olho pelo fato de ser estrelado pela maravilhosa Hilary Swank (Menina de Ouro).



ASSALTO AO BANCO CENTRAL




O trailer de Assalto ao Banco Central (2011) prometia algo tão grandioso quanto o roubo que aconteceu em Fortaleza, em 2005, e alijou os cofres nacionais em 164,7 milhões de reais. Era um vídeo cheio de firulas, que dividia a tela entre os vários personagens que participaram do assalto ou estavam envolvidos na sua investigação. Estão lá também as piadinhas, as falas de efeito e uma trilha sonora que só aumenta a tensão.

O longa-metragem, porém, troca o efeito de ficar sobrepondo cenas e dividindo enquadramentos pela não linearidade de sua narrativa. A história começa com o Barão (Milhem Cortaz) com o plano já em mente e começando a reunir o grupo que vai operacionalizá-lo. Ao seu lado está a sedutora Carla (Hermila Guedes). No primeiro salto de tempo e espaço já somos apresentados ao delegado Chico Amorim (Lima Duarte) e a investigadora Telma Monteiro (Giulia Gam), que estão dentro do cofre, fazendo o caminho inverso ao dos ladrões, tentando descobrir onde é que aquele túnel vai sair.

As linhas narrativas são facilmente identificáveis e as idas e vindas não atrapalham o desenrolar da trama, mas o tempo todo parece que algo está faltando. Neste filme de assalto, gênero que voltou à moda com o remake de Onze Homens e Um Segredo, falta, por exemplo, carisma aos bandidos. Logo no começo, Carla diz que eles vão precisar de alguém que tenha um rosto bonito, para ser a fachada da quadrilha, e sugere o nome de Mineiro (Eriberto Leão), o bonitão tão gente boa quanto malandro. E meio que para por aí. Há apenas uma situação em que Mineiro precisa interagir com alguém de fora do bando, mas para isso não precisava ser bonito, apenas ter o mínimo de tato. E precisamos dizer também, com todo o respeito, que Leão não é um Brad Pitt, ainda que a distância seja menor do que a que existe entre o Barão e o Daniel Ocean interpretado por George Clooney.

Ao mesmo tempo que tenta fugir do óbvio e criar o plano perfeito, o diretor estreante Marcos Paulo, acaba deixando digitais, tal qual um assaltante amador. O personagem de Milhem, por exemplo, foi obviamente escrito como alguém com a inteligência acima do normal, do tipo que sabe quais seus próximos movimentos e o que ele vai fazer em seguida, mas será que era preciso mesmo mostrá-lo sentado na frente de um tabuleiro de xadrez sozinho? Duas vezes?!

Outra situação quase gratuita é a constância com que Telma aparece discutindo no telefone. O motivo é explicado mais para frente, mas a verdade é que ele pouco acrescenta à história. Dava para falar sobre o drama pessoal vivido por Chico de outras formas, sem explicitar o seu incômodo com a situação, mostrando que aquele mundo não era mais o dele.

Assalto ao Banco Central está cheio de boas intenções na hora de ficcionalizar um fato tão recente, mas o resultado final é uma montanha russa, que pode ser divertido para alguns, mas também pode deixar muito gente meio enjoada no meio do caminho.




Sinopse:
O filme se baseia no caso real do roubo ao Banco Central de Fortaleza, em 2005, tido como o maior já ocorrido no Brasil. A história mostra o ponto de vista dos assaltantes e dos policiais envolvidos na investigação.

Policial - Brasil, 2011.
Direção: Marcos Paulo.
Elenco: Milhem Cortaz, Lima Duarte, Giulia Gam, Eriberto Leão, Hermila Guedes, Gero Camilo. Duração: 104 min.
Classificação: 14 anos.







Mesmo o cinema brasileiro ainda sendo alvo de muita desconfiança e críticas, uma coisa temos que concordar, quando se trata de realidade da violência do nosso país conseguimos retratar perfeitamente nas telonas... vide Cidade de Deus, Tropa de Elite, Cidade dos Homens,...

Acho que só no Brasil mesmo que conseguimos ter sucessos de bilheterias quando se trata de garota de programa, estelionatário, traficante, grandes roubos,... Daqui a pouco concluiremos que para ser famoso e reconhecido no país não precisa estudar, basta cometer algum crime...

Por isso vamos aguardar pra ver se será mais um sucesso de bilheteria este "acontecimento" do nosso país...






A INQUILINA


Outra estréia para o fim de semana é A Inquilina. Sendo estrelado pela nova queridinha de Hollywood Hilary Swank. O filme promete muito suspense e envolver o expectador do início ao fim.





Sinopse: A médica Juliet se separa do namorado e está em busca de um novo apartamento. Ela encontrar uma vaga em um prédio antigo no Brooklin, com vista incrível e precinho lá embaixo. Mas não demora para que o encanto com a nova casa se dissipe, dando espaço à percepção de que uma presença sinistra habita o lugar.

Suspense - (The Resident) EUA, 2011.
Direção: Antti J. Jokinen.
Elenco: Hilary Swank, Jeffrey Dean Morgan, Lee Pace, Christopher Lee, Aunjanue Ellis.
Duração: 91 min.
Classificação: 14 anos.






Semana que vem tem mais... tem um capitão... tem um americano... tem um super-herói...


2 comentários:

  1. Ouvi falarem mto bem desse filme assalto ao banco central... E concordo total com o que vc disse, e acredito q seja mais fácil retratar o que o povo brasileiro jah está acostumado a ver todos os dias... O q é uma pena!

    E esse a inquilina tem cara de ser um filmaço... vou correndo pro cinema! Fuiiiii....

    ResponderExcluir