quarta-feira, 27 de julho de 2011

3D - A nova dimensão do mundo...



Antes de mais nada, ainda há quem não saiba exatamente o que é e como funciona uma tecnologia 3d...

Se você entrar no famoso site wikipédia verá uma perfeita explicação técnica para esta tecnologia da reprodução de um vídeo em 3D. Abaixo vocês podem conferir o texto completo...



Filme 3D é um filme no qual as imagens são codificadas de forma a dar ao espectador a ilusão de uma terceira dimensão espacial.

Com o surgimento nos últimos anos do 3D Digital animadores e cineastas podem enganar seus olhos de uma forma mais real como se você realmente estivesse vendo o filme através de uma janela entre o mundo real e o mundo fantástico do cinema.

Mas não é tão simples, tudo depende de ilusões de ótica para criar cenas panorâmicas e com profundidade ou objetos que parecem saltar da tela. Os humanos têm visão binocular, ou seja, cada olho enxerga uma imagem diferente e o cérebro ás combina em uma única imagem. O cérebro utiliza a sutil diferença angular entre as duas imagens para auxiliar na percepção de profundidade.

Nos filmes em 3D antigos usavam-se imagens anáglifas para tirar vantagem da visão binocular, essas imagens incluem duas camadas de cor em uma única tira do filme reproduzida por projetor. Uma das camadas era predominantemente vermelha e a outra azul ou verde, para assistir se usava um óculos 3D apropriado para o filme. As lentes coloridas forçavam um olho a enxergar a seção vermelha da imagem e a outra azul ou verde, devido a diferença entre as duas imagens o cérebro as interpreta como uma imagem em três dimensões. Essa tecnologia já fez com que pessoas tivessem dor de cabeça, lesões oculares e náusea.

A tecnologia 3-D digital também utiliza imagens para enganar sua visão. Porém, em vez de usar cores para filtrar as imagens em cada olho, a maioria dos sistemas utiliza a polarização. Lentes polarizadas filtram apenas ondas de luz que são alinhadas na mesma direção. Num par de óculos 3-D, cada lente é polarizada de forma diferente. Em alguns óculos, existe uma diferença de 90 graus na polarização. Outros utilizam diferentes alinhamentos de polarização circular. A tela é especialmente desenvolvida para manter a polarização correta quando a luz do projetor é refletida. Nos filmes que utilizam essa tecnologia, em vez de um amontoado de imagens vermelhas e verdes, as imagens ficam um pouco embaçadas, quando vistas sem os óculos.

Um filme em 3-D digital usa um ou dois projetores digitais para reproduzir a imagem na tela. Estruturas com dois projetores utilizam um deles para reproduzir a imagem para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito. A luz que forma cada imagem é polarizada a fim de igualar as lentes correspondentes. A maioria dos sistemas de um único projetor utiliza um dispositivo de polarização posicionado acima da lente do projetor. Esse dispositivo é uma placa polarizada que permite a passagem de luz para apenas uma das duas imagens de cada vez. Em sistemas de um único projetor, cada olho enxerga sua imagem para cada quadro do filme, de duas a três vezes, numa sucessão extremamente rápida. Seu cérebro interpreta isso como uma imagem tridimensional contínua. Alguns sistemas utilizam óculos ativos que se sincronizam com o projetor usando ondas de rádio, mas costumam serem mais pesados e mais caros do que os óculos polarizados.






Mas voltando a falar sobre o cinema 3D...

O primeiro filme a ser exibido em 3D foi "The Power of Love" ( de 1922), porém "Bwana Devil" (1952) é conhecido como o precursor do gênero. A história mostra trabalhadores de uma companhia de estrada de ferro, que são atacados por leões. No lançamento da produção, o anúncio da propaganda dele era: “O que você quer? Um bom filme ou um leão no seu colo?”.

A década de 50 ficou marcada nos Estados Unidos pela invasão dos aparelhos de televisão nos lares americanos. As pessoas sumiram das salas de cinema para se aconchegarem no sofá de casa.

Muitos filmes passaram a ser produzidos no formato 3D. "House of Wax" (1953), "Spooks!" (1953) e "The Stewardesses" (1969) foram alguns deles. Mas a baixa qualidade de muitas delas acabaram sepultando o formato. Apenas um título e outro como "Tubarão 3D" (1983) e "A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy" (1991) surgia depois.
Se nos anos 50, o advento da TV foi o que afugentou o público dos cinemas, agora em 2010, é a internet que faz com que as pessoas passem mais tempo em casa em frente à tela do computador. Por isso, o 3D é resgatado das cinzas com a promessa de levar as pessoas de volta as salas de projeção e vivenciarem uma incrível experiência cinematográfica.

O retorno do 3D ao cinema foi em meados de 2000 com a empresa RealD a frente da implantação da tecnologia em salas de cinema. Muitos filmes dessa fase são documentários sobre esportes, natureza e o espaço. "Magnificent Desolation: Walking on the Moon 3D" (2005) é um exemplo. Em 2009, 16 produções em 3D entraram em cartaz e em 2010 serão 21.


Os filmes em 3D dominaram as salas de cinema pelo Brasil e pelo mundo. Mas a alguns meses que eles não vêm agradando, pois muitos filmes são feitos em 2D e são adaptados para 3D, consequência disso, são filmes com menor qualidade em 3D, onde as imagens não ficam tão reais como nos filmes que realmente são feitos em 3D, como Avatar e Alice No País das Maravilhas. E essa discussão aumenta pelo fato do valor dos ingressos para filmes em 3D serem ainda maiores do que os 2D.
Eu concordo com muitos quando dizem que determinados filmes só valem a pena serem vistos em 3D, como foi por exemplo agora o Transformers, mas tem alguns filmes que não têm necessidade de ser em 3D, pois fazem uma propaganda que no fim das contas acaba sendo meio enganosa, pois uma coisa já se sabe, filme em 2D adaptado nunca será igual a um 3D. A consequência disso é talvez afastar os amantes do cinema das salas 3D em determinados filmes...


Bem, esse post foi apenas para falar um pouco sobre o 3D... Já que está em evidência.. só se fala nisso já a algum tempo... Não estou aqui para entrar no mérito se tá caro, se é bom, se vale a pena,.... isso deixo pra vocês....

4 comentários:

  1. Bem bacana seu blog, gostei, ele é bem completo, estou seguindo. Coloquei seu blog na minha lista de recomendados em meu blog dê uma conferida lá se puder...

    http://thecinefileblog.blogspot.com/

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Laércio. Q bom q gostou, fique sempre ligado nas novidades e atualizações do blog!

    Vou dar uma olhada em seu blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Fio, o 3D é O QUE HÁ!
    Pena que não saibam utilizá-lo e façam propaganda errada dele, quando apenas vemos legendas com relevo hehe...
    Por mais que muitos não tenham gostado do filme, Avatar é um exemplo de ótimo uso dessa tecnologia. Eu rezo pra que novos filmes neste formato sejam realmente bem feitos! rsrs...

    ResponderExcluir
  4. Eh verdade parceiro.... concordo plenamente em relação ao avatar e eh foda q aproveitem essa tecnologia pra tentar divulgar todos os filmes através dela independe do filme...

    Fico aqui soh viajando, imaginando um 3D perfeito em alguns filmes q virão pela frente...

    ResponderExcluir