domingo, 5 de junho de 2011

Você sabia...



Origem da Estatueta do Oscar

A Academia criou o troféu dourado para honrar o desempenho dos principais envolvidos nas produções de Hollywood. A primeira cerimônia - um jantar simples e curto - foi celebrada em 16 de maio de 1929 no Hotel Roosevelt de Hollywood, a poucos metros de onde hoje é realizada a festa do Oscar, o Teatro Kodak.
A origem do nome da estatueta não é clara, mas conta a lenda que a encarregada da livraria da Academia e sua eventual diretora-executiva Margaret Herrick a achava muito parecida com seu tio Oscar. A partir daí, seu pessoal começou a chamar a estatueta de Oscar.
Um jornalista especializado em Hollywood, Sidney Skolsky, usou o nome numa coluna em 1934 ao comentar o prêmio de melhor atriz recebido por Katharine Hepburn. A Academia só passou a usar o "apelido" oficialmente depois de 1939.









Maiores vencedores do Oscar

Os filmes que ganharam 11 oscars foram:


BEN HUR
(1959)






TITANIC (1997)






O SENHOR DOS ANEIS - O RETORNO DO REI (2003)






Maior bilheteria de todos os tempos


1 - AVATAR (dir: James Cameron - 2009)
Bilheteria: U$
2.782.275.172

Mais de uma década após revolucionar os cinemas e emocionar o mundo todo, James Cameron conseguiu encantar os cinéfilos mais uma fez. Com a produção mais cara já realizada (US$ 500 milhões) e o desenvolvimento de novas tecnologias, o diretor conseguiu nos levar a um mundo nunca antes imaginado: Pandora. Visualmente belo, Avatar nos mostra os adoráveis e azuis Na'vis, uma raça que tem lingua própria e uma cultura bastante diferente. Um espetáculo! Cameron decidiu começar o projeto após ver a perfeição atingida pelo personagem digital Gollum, em 'O Senhor dos Anéis'. Mais uma vez, ele revolucionou o cinema e criou uma nova geração de filmes.


2 - TITANIC (dir: James Cameron - 1997)
Bilheteria: U$ 1,842,900,000


Cada centavo que esse filme faturou foi merecido. A reconstituição de época é perfeita, tudo é de uma grandeza fora do comum, todos os detalhes da produção foram bem cuidados e o filme merecia o público que teve. Além de ser a maior bilheteria de todos os tempos (muito a frente da segunda), TITANIC, também é recordista de números de Oscars, o filme ganhou 11 estatuetas, empatado com 'Ben-Hur' e 'SdA3: O Retorno do Rei'.


3 - SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI (dir: Peter Jackson - 2003)

Bilheteria: U$ 1,119,100,000


Mesmo situando-se em terceiro lugar, o terceiro e último episódio da série 'Senhor dos Anéis' realmente merecia mais. Um espetáculo visual, com cenas perfeitas de batalha, efeitos visuais de primeira, roteiro incrível e um dos melhores desfechos da história do cinema. Mesmo arrastado e comprido, uma trilogia para se recordar eternamente. O melhor dos três.



4 - PIRATAS DO CARIBE: O BAÚ DA MORTE (dir: Gore Verbinski - 2006)

Bilheteria: U$ 1,066,200,000

Piratas do Caribe: O Baú da Morte é o segundo filme da trilogia Piratas do Caribe. Pode não ter superiado o primeiro longa nas críticas, mas nas bilheterias se deu muito bem. , cuja estréia aconteceu em 7 de Julho de 2006. A história tem Jack Sparrow (Johnny Depp) tentando se livrar de uma dívida com o vilanesco Davy Jones (Bill Nighy) enquanto Will Turner (Orlando Bloom) procura Sparrow para livrar sua noiva, Elizabeth Swann (Keira Knightley), da cadeia. F
oi produzido junto com o terceiro filme, No Fim do Mundo, em 2005. Valeu a pena pela atução de Johnny Depp, uma das melhores de toda a história.


5 - TOY STORY 3 (dir: Lee Unkrich - 2010)

Bilheteria: U$
1.063.171,911

Ser o recordista de bilheteria em qualquer estúdio significa muita coisa, mas quando se trata da Pixar, companhia com 11 sucessos seguidos de público e crítica, a façanha é ainda mais marcante. É o caso de Toy Story 3. Dirigido por Lee Unkrich, o longa já arrecadou U$ 1.063.171,911 em todo mundo, desbancando Procurando Nemo (US$ 867 milhões) como a maior bilheteria da história da Pixar.



6 - ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (Dir: Tim Burton - 2010)

Bilheteria: U$ 1.024.299,904

A trama funciona como uma espécie de sequência do clássico original: Alice (Mia Wasikowska), aos 17 anos. Versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll, fez mais 62 milhões de dólares. Tornando-se o segundo maior filme da carreira do diretor (superando Batman, com 411 milhões; e atrás de A Fantástica Fábrica de Chocolate, com 474 milhões).


7 - BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS (dir: Christopher Nolan - 2008)

Bilheteria: U$ 1,001,900,000

Mereceu todo o dinheiro que ganhou. Em uma visão muito mais gótica e obscura, este novo Batman mostrou que adaptações de HQs não precisam ser infantis. Conquistou o público com uma trama muito bem arquitetada, uma direção de primeira e um elenco recheado das mais talentosas estrelas de Hollywood. Why so Serious?


8 - HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (dir: Chris Columbus - 2001)

Bilheteria: U$ 976,500,000

Outra adaptação cinematrográfica que deu certo. Fenômeno de vendas em livros, a adaptação para os cinemas do filme se mostrou fiel ao livro, e seguiu corretamente a fórmula de um sucesso Hollywoodiano. O elenco é perfeito e a direção majestosa. Uma ótima produção que agradou todas as idades.


9 - PIRATAS DO CARIBE: NO FIM DO MUNDO (dir: Gore Verbinski - 2007)

Bilheteria: U$ 961,000,000

Mesmo sendo o filme mais fraco e encerrando a trilogia de maneira morna, as aventuras de Jack Sparrow (Johnny Depp), Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley) conquistaram o público. Filmado simultâneamente com o segundo filme, que é o número quatro desta lista, o longa encerrou a franquia de maneira milionária.


10 - HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE: PARTE 1 (dir: David Yates - 2010)

Bilheteria: U$ 954.501.070

O filme já superou três filmes da série: Cálice de Fogo, Prisioneiro de Azkaban e a Câmara Secreta. A expectativa é de que a sua continuação supere ainda mais a primeira parte.






Curiosidades essenciais na sua vida... (ou não...):





- O cinema surgiu a partir do cinematógrafo, invenção dos irmãos Lumiére que data do fim do século XIX. A palavra “cinema” é uma abreviação de “cinematógrafo”, do francês “cinématographe”, palavra composta pelos elementos gregos “movimento” e “escrever”.


- Hollywood foi fundada em 1877 e teve seu nome tirado da fazenda da família Wilcox que habitava a região. Foi transformada em cidade em 1903, e em 1910, com 4.000 habitantes foi anexada a Los Angeles.


- Em 17 filmes, o ator Alnorld Schwarzenegger matou 400 pessoas e 1 jacaré.


- No ano de 2002, tivemos a primeira premiação a uma atriz negra, Halle Berry, com o filme “A última ceia”.


- No filme “Casablanca”, teve uma cena onde foi estrelada por anões, para que o cenário parecesse maior.


- Em 1915 no Astor Theather em Nova York aconteceu a primeira demonstração de um filme em 3D. Os espectadores utilizaram um óculos vermelho e verde para assistir garotas dançando nas cachoeiras do Niágara.


- O filme “Alice no País das Maravilhas” de Tim Burton, lançado no ano de 2010, arrecadou mais que Avatar considerando o final de semana de estréia faturando mais de 116 milhões de dólares. É até hoje o recorde de abertura dos filmes em 3D.





Cenas inevitáveis em um filme...


- Ninguém tranca o carro quando estaciona na rua.

- Todas as bombas são desativadas 2 segundos antes de explodirem.

- Ninguém recebe troco em taxis ou restaurantes.

- Lâmpadas piscam ou não acendem quando existe perigo dentro de casa.

- O motor do carro nunca funciona quando a mocinha quer fugir do perigo.


- Sempre quando alguma mulher está fugindo de um assassino ela tem que tropeçar e cair no chão.


- Quando uma casa está pegando fogo, o mocinho sempre tem que voltar para resgatar um bebê.

- A TV sempre é ligada na hora em que está passando uma notícia muito importante.


- A polícia sempre chega minutos depois de o mocinho derrotar o bandido.


Será que esqueci de alguma cena???

5 comentários:

  1. Obrigado Antônio, tem pouco tempo, mas graças a deus estou conseguindo melhorar e ter um retorno bem rápido.

    ResponderExcluir
  2. Ola meu amigo seja bem vindo.
    Acompanharei seu blog e ele estara na lista de destaques e dai então faça o mesmo com o meu.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii esse Post.. Foi o que mais gostei até agora!! Muito interessante!! Várias curiosidades que eu adoreiii descobrir!!!
    Mto bacana!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Felipe. Obrigado pela visita. Vou linká-lo agora mesmo.
    Abração,

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir